No domingo, 29 de outubro, cerca de 90 membros da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Região Belém se reuniram na Paróquia Santa Luzia e São Pio X, no Sapopemba, para um momento de espiritualidade e partilha.
O encontro encerrou-se com a missa presidida por Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, e concelebrada pelo Padre Reginaldo Donatoni, Pároco, com a assistência do Diácono Bruno Redígolo, Assistente Pastoral.
Na homilia, Dom Cícero exortou os fiéis a agradecerem a Deus pelo dom da vida e pela Pastoral da Pessoa com Deficiência. Ao comentar o Evangelho dominical, o Prelado ressaltou que a resposta de Jesus diante dos questionamentos dos fariseus é um aprendizado para a atitude fundamental de todo cristão, que é o amor.
“O Cristianismo é a religião versada no amor”, afirmou, apontando que este amor é direcionado a Deus e ao próximo. O Prelado lamentou que ultimamente os cristãos não têm amado a Deus sobre todas as coisas, e exortou que cada fiel ame a Deus acima de si próprio.
Por fim, Dom Cícero lembrou que amar significa deixar Deus dominar o ego. Ele estimulou os fiéis a saírem do egoísmo e passarem para a gratuidade do amor.
Ao término da celebração, Sandra Ramalhoso, Coordenadora da Pastoral da Pessoa com Deficiência, ressaltou que a presença de Dom Cícero e seu apoio à Pastoral é fundamental para que seus membros se mantenham fortalecidos nas lutas diárias contra o capacitismo.
Por Fernando Arthur
Colaborador de comunicação na Região Episcopal Belém