
Entre os dias 3 e 6, Dom Cícero Alves de França fez visita pastoral à Paróquia Santo André Apóstolo, Decanato Sant’Ana e São Joaquim.
A atividade teve início com a missa de abertura, na noite da quinta-feira, 3, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, e concelebrada pelos Padres Claudinês Venâncio, Administrador Paroquial, e Vidal Valentín Cantero Zapattini, CSS, Decano, com a assistência do Diácono Ricardo Donizeti, Assistente Pastoral.
Na celebração, Dom Cícero explicou o sentido da visita pastoral aos fiéis, ressaltando que ela significa a proximidade do bispo com o povo.

No segundo dia da visita pastoral, na sexta-feira, 4, acompanhado do Padre Claudinês, o Bispo foi às comunidades São Pedro, São Francisco e São Filipe. Ele buscou conhecer a história de cada uma delas e dialogar com as lideranças pastorais.
Ainda pela manhã, o Prelado conheceu as instalações da EMEI Carmem Miranda e conversou com os professores e diretores da instituição. Também visitou algumas famílias em situação de vulnerabilidade, atendidas pela Pastoral Santa Dulce dos Pobres.
À tarde, visitou o CEI Gleba São Francisco e dialogou com educadores e crianças. Após a visita, encontrou-se com famílias e enfermos em suas casas, concedendo-lhes a Unção dos Enfermos e inteirando-se de suas realidades. O segundo dia da visita encerrou-se com a celebração da via-sacra na matriz paroquial.

No sábado, 5, terceiro dia da visita, as atividades se iniciaram com a missa, presidida por Dom Cícero, concelebrada pelo Padre Claudinês e assistida pelo Diácono Ricardo. Após a celebração, o Prelado encontrou-se com dezenas de crianças da catequese, dialogou com elas, deixou que lhe fizessem perguntas e respondeu a suas curiosidades. Interagiu também com os catequistas e responsáveis das crianças.
À tarde, acompanhado do Pároco; do Padre Miguel Lisboa Aguiar, Assessor Eclesiástico para a Pastoral Vocacional na Região; do Diácono Ricardo Donizeti e da Irmã Iracema Silva, o Bispo Auxiliar se encontrou com os jovens da Paróquia e conversou sobre a temática vocacional com eles. À noite, Dom Cícero reuniu-se com o Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (Caep) e com o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP).

A visita canônica encerrou-se com a missa no domingo, 6, presidida pelo Bispo Auxiliar, concelebrada pelo Administrador Paroquial e assistida pelo Diácono.
Ao final da celebração, Padre Claudinês expressou sua gratidão a Dom Cícero pela visita canônica: “Foram momentos inesquecíveis de aprendizado, de escuta, de oração e convivência. Estávamos precisando desse novo vigor e direcionamento. Com sua firmeza, nos encorajou a não ter medo de amar a Deus e ao próximo e vivermos como uma comunidade eucarística”.