
No dia 22, a Área Pastoral São João Paulo II, Decanato São Timóteo, celebrou solenemente seu padroeiro. A missa foi presidida por Dom Cícero Alves de França e concelebrada por sacerdotes da Congregação dos Espiritanos, entre eles o Padre Adalberto Erwinski, CSSp, responsável pela Área Pastoral.
Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém centrou sua reflexão na icônica frase de São João Paulo II: “Não tenhais medo!”, recordando que esta é uma exortação do próprio Evangelho.
O Bispo destacou que o medo “nos tira a liberdade e a felicidade” e “nos prende”, e que “não ter medo é exatamente ousar sair de nossas gaiolas”. Ele contrapôs o medo à esperança, tema central do Jubileu. “O medo trava a esperança”, advertiu. “A esperança é exatamente o resultado da luta e da vitória contra o medo”

Dom Cícero também sublinhou que o conhecimento da fé exige responsabilidade: “A quem muito foi dado, muito será exigido”. Explicou que “professar a fé é se comprometer” e que os fiéis são chamados a ser “homens e mulheres de testemunho”, que “vivem aquilo que creem”.
Ao final, o Bispo, ao lembrar o título pontifício de São João Paulo II como “Servo dos servos de Deus”, destacou que a comunidade, tendo um “servo” como patrono, “tem a missão de servir”.
Por Fernando Arthur
Colaboração especial para Região Belém

Na noite do domingo, 26, Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, presidiu missa na Paróquia Jesus Ressuscitado, Decanato Sant’Ana e São Joaquim, durante a qual deu posse canônica ao Padre Abdón de Santana Mendes dos Santos, OSA, como Pároco, e apresentou os Padres Cristiano Zeferino, OSA, e Jesus Madrid, OSA, como Vigários Paroquiais. Entre os concelebrantes esteve o Padre Mauricio José Manosso Rocha, OSA, Superior-Geral dos Agostinianos no Brasil. (por Pascom paroquial)
Na manhã do sábado, 25, cerca de 600 pessoas, entre alunos, pais, familiares e colaboradores dos Colégios Agostinianos São José e Mendel, realizaram peregrinação jubilar à Igreja São José do Belém, um dos 12 templos de peregrinação na Arquidiocese. A missa foi presidida pelo Padre Marcelo Maróstica Quadro, Pároco, com a assistência do Diácono Mário Braggio. (por Fernando Arthur)







