
Na tarde do sábado, dia 1º, cerca de 700 fiéis das paróquias e comunidades da Região Belém peregrinaram à Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque, Decanato São Timóteo, para a missa de invocação do Espírito Santo, marcando a abertura do Ano Pastoral de 2025, presidida por Dom Cícero Alves de França e concelebrada por dezenas de padres. O Prelado, na homilia, falou sobre a fé e a ação do Espírito Santo na vida cristã.
O Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém destacou a importância da adesão a Cristo para receber o Espírito Santo: “É o Espírito quem nos recolhe, quem nos permite ser homens e mulheres trinitários, homens e mulheres da Trindade, por isso é necessário a fé para podermos recebê-Lo”.

Ainda na homilia, Dom Cícero afirmou que a fé “é a adesão da vida a Deus, é dom que vem do alto, e este dom que entra na nossa vida e nós acolhemos de bom grado. Só recebe o Espírito Santo, portanto, quem tem este pressuposto: a fé”, explicou o Bispo, enfatizando que a fé é um ato de entrega total e confiança em Deus, um “salto sobre o abismo”.
O Bispo exortou os membros das comunidades a serem verdadeiros faróis de discernimento em seus territórios, indo além de espaços de mera prática religiosa, para irradiar a fé que ilumina e transforma.

ESPÍRITO SANTO: IMPRESCINDÍVEL
Ao concluir a homilia, Dom Cícero reforçou a imprescindibilidade do Espírito Santo para a vitalidade da Igreja e a efetividade da missão pastoral: “Sem o Espírito Santo, não há igreja; sem o Espírito Santo, não há pastoral”.

Ele motivou os agentes pastorais a buscarem incessantemente a força do Espírito, para que seus trabalhos não sejam marcados pelo cansaço e desânimo, mas sim pela perseverança e alegria: “Precisamos do Espírito para que a nossa ação eclesial, para que a nossa pastoral, para que os trabalhos que fazemos em nossas comunidades não nos cansem, não nos desanimem. Precisamos do Espírito para não desistir da missão que Jesus nos confia, e para anunciá-la ao mundo, testemunhá-la. Somente com o Espírito, o nosso trabalho, a nossa ação ganha consistência”.

A missa de invocação do Espírito Santo tem se tornado uma tradição na Região Belém. Há três anos, Dom Cícero conclama os fiéis e agentes de pastoral a invocarem o Espírito Santo sobre os trabalhos pastorais regionais. Por isso, após a homilia, os fiéis acenderam suas velas no Círio Pascal e realizaram a renovação das promessas batismais. Ao final da missa, rezaram a oração Adsumus, Sancte Spiritus, invocando o Espírito Santo sobre todos.