Dom José Benedito conduz formação para catequistas

Na formação, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa falou sobre a importância da Catequese na vida da Igreja

Arquivo pessoal

A Animação Bíblico-Catequética da Região Lapa, que tem como Assistente Eclesiástico o Padre Geraldo Pereira, promoveu, em 28 de julho, um encontro on-line com os catequistas de Eucaristia, com a participação de Dom José Benedito Cardoso.

Na formação, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa falou sobre a importância da Catequese na vida da Igreja. Trata-se da educação da fé católica e, ao contrário do que muitos pensam, não se limita a “dar catecismo” às crianças para a primeira Eucaristia. A Catequese – destacou Dom José Benedito – pode ser feita a qualquer momento da vida. Por meio dela, as pessoas têm a chance de conhecer a doutrina católica, permitem-se à ação do Espírito Santo e se abrem para receber os sacramentos.

Dom José Benedito recomendou que as paróquias “utilizem um material único, que esteja de acordo com a proposta da Igreja em trabalhar a iniciação cristã com inspiração catecumenal”.

O Bispo também apresentou três coleções de referência para os catequistas: “Iniciação à vida cristã – NUCAP”; “Casa da Iniciação Cristã – Paulinas” e “Iniciação Cristã de Inspiração Catecumenal – Diocese de Joinville”. A coleção que a Paróquia optar deverá ser usada para todos os sacramentos da iniciação cristã.

Dom José falou também sobre as dificuldades na Catequese, tais como: superar a ideia de escola; Catequese separada da liturgia; Metodologia; Fragmentação dos sacramentos Batismo-Eucaristia-Crisma; Formação para catequistas; O cuidado com as redes sociais; ter o envolvimento de toda a comunidade, do padre, da família e dos catequizandos.

Ele recomendou que a celebração dos sacramentos da Eucaristia e da Crisma aconteça no Tempo Pascal ou próximo dele e que a Catequese caminhe em consonância com a proposta da Arquidiocese e da Região Episcopal.

(Por Benigno Naveira – Colaborador de comunicação na Região)

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Andréia
Andréia
2 anos atrás

Parabéns Dom José!