Dom José Benedito participa da inauguração de unidade móvel de atendimento aos ‘irmãos da rua’

Inspirado no método “Ver, Julgar e Agir”, consagrado na Igreja Católica desde o Concílio Vaticano II, no dia 1º, Dom José Benedito Cardoso visitou um local conhecido como a “minicracolândia da Vila Leopoldina”, na zona Oeste da cidade.

Além do Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, participaram da ação Tatiana Vieira, da Pastoral Fé e Política, e Antônio Geraldo de Sousa, coordenador do Núcleo da Caritas Arquidiocesana de São Paulo na Região Lapa, com o apoio do Fórum Social Leopoldina, do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), do Observatório Leopoldina e da Rede Leopoldina Solidária.

foto: Arquivo Pessoal

A “minicracolândia da Vila Leopoldina” foi um dos primeiros locais escolhidos para a passagem do Centro de Promoção dos Direitos da População de Rua, uma unidade móvel que percorrerá todos os pontos da cidade em que há concentração de pessoas em situação de rua. Trata-se de um serviço da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania,
administrado pelo Sefras. Dom José Benedito participou da inauguração do ônibus itinerante.

Gabriela Masteguin, psicóloga do Sefras e responsável pelo ônibus, explicou os principais serviços oferecidos: assistência jurídica para documentação e canal de denúncia para os casos de violação de direitos dessa população.

Durante a visita, houve um momento de diálogo entre Daniel Beltrão, Pastor da Igreja Batista Palavra Viva; Angelo Apro Junior e Alessandra Apro Montagner, do movimento social da Comunidade Nossa Senhora Aparecida e São Joaquim, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Setor Leopoldina; e Déborah Mussato, da rede de doações Leopoldina Solidária. Também participou Neusa Carvalho, que vive no canteiro central da Avenida Gastão Vidigal,
próximo ao portão 6 da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Dom José Benedito falou a todos os participantes sobre os esforços para que se implemente o “Movimento Lapa pelo Pacto pela Vida e pelo Brasil” e ressaltou ainda que agora se abre um importante diálogo com a sociedade sobre os desafios socioeconômico dessa região da cidade.

(Texto: Benigno Naveira)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários