Dom José Benedito: ‘Tudo que vivi em São Paulo será muito útil para utilizar em Catanduva’

Prelado foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da diocese localizada no Noroeste paulista. Posse está marcada para 17 de fevereiro

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Após quase cinco anos como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom José Benedito Cardoso, 62, foi nomeado pelo Papa Francisco, na quinta-feira, 4, como Bispo da Diocese de Catanduva, no Noroeste do estado de São Paulo.

“Peço que todos continuem rezando por mim e, também, pela Diocese de Catanduva, para que eu possa corresponder ao chamado que a Igreja me faz, acreditando sempre na graça de Deus”, afirmou o Prelado em entrevista ao programa “Bom Dia, Povo de Deus”, da rádio 9 de Julho.

Dom José Benedito tomará posse na Diocese no sábado, 17 de fevereiro, às 15h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Catanduva.

A EXPERIÊNCIA EM SÃO PAULO

Dom José Benedito Cardoso foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo em janeiro de 2019. Dois meses depois, recebeu o ordenação episcopal pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, em celebração realizada na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga (SP).

Na Arquidiocese de São Paulo, recebeu de Dom Odilo o encargo de Vigário Episcopal da Região Lapa.

“A experiência aqui em São Paulo para um bispo é fundamental, pois você convive numa grande metrópole, tem contato com os outros bispos auxiliares, com o Cardeal Scherer. Tudo isso nos amadurece, ajuda-nos na compreensão sobre a estrutura de uma diocese”, afirmou o Bispo na entrevista à rádio.

Dom José Benedito lembrou, ainda, que após ter iniciado seu pastoreio na Região Lapa em 2019, teve de conviver com a pandemia de COVID-19 a partir de 2020, ocorrência que praticamente paralisou as atividades pastorais por cerca de dois anos. Segundo ele, o alavancar das ações pastorais e evangelizadoras ocorreu a partir de 2023.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

O Prelado comentou, ainda, que chegou à Arquidiocese quando já transcorria o 1o sínodo arquidiocesano. “Viver isso foi um diferencial. Este caminho sinodal que foi construído aqui certamente vai me ajudar no trabalho que quero continuar em Catanduva. Essa dimensão sinodal da Igreja é algo que precisa sempre ser reaquecida, retomada, pois é fundamental. Tudo que vivi em São Paulo será muito útil para utilizar em Catanduva”, assegurou o Bispo.

Questionado sobre quais realidades espera encontrar em uma diocese do interior paulista – Catanduva abrange 18 cidades da região Noroeste do estado – Dom José Benedito lembrou que hoje onde quer que uma pessoa esteja, estará interligada com todos os fatos do mundo, mas que o ritmo de vida no interior – ele é natural de Angatuba (SP) – é diferenciado.

“No interior, as pessoas conduzem a vida diferente. Por exemplo, aqui em São Paulo, se eu marcasse uma reunião na segunda-feira à noite, seria difícil a participação das pessoas, pois elas trabalham longe, pegam ônibus, chegam no final do dia cansadas. Já no interior, o estilo de vida é outro. Fora isso, não há muita diferença não”, disse à emissora da Arquidiocese de São Paulo.

SAUDAÇÕES E GRATIDÃO

Por meio de nota, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou alegria pela nomeação do novo Bispo de Catanduva e desejou-lhe um frutuoso ministério à frente daquela Igreja particular: “Rogamos a São Domingos de Gusmão, Padroeiro da Diocese de Catanduva, que lhe conceda sabedoria e discernimento necessários a esta nova etapa de seu ministério a serviço da Igreja”.

Também a presidência do Regional Sul 1 da CNBB disse se alegrar com a nomeação e que essa alegria “transforma-se em fervorosas preces por Dom José Benedito e pela Diocese de Catanduva”.

Por meio de nota, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, apresentou suas congratulações ao novo Bispo de Catanduva e lembrou a Dom José Benedito que a nomeação para esta nova missão “é sinal de confiança da Igreja em sua pessoa e de apreço pela sua dedicação à Igreja no sacerdócio e no ministério episcopal”.

“Tenho a certeza de que Deus o preparou para essa missão e não lhe faltará a assistência do Espírito Santo. Conte também com meu fraterno apoio”, prosseguiu o Cardeal Scherer, que, por fim, agradeceu a Dom José Benedito pelos anos de trabalhos como Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal na Região Lapa:  “Sentiremos sua falta. Faço votos de que a experiência adquirida na pastoral da Metrópole lhe seja agora útil para o pastoreio na Diocese de Catanduva”.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

BIOGRAFIA E TRAJETÓRIA

Dom José Benedito Cardoso nasceu em 12 de setembro de 1961, em Angatuba (SP). Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário São Carlos Borromeu, em Sorocaba (SP), e os de Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), em São Paulo. Obteve a licenciatura em direito canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, na capital paulista, e cursou Direito nas Faculdades Integradas de Itapetininga (SP).

Em 23 de novembro de 1986, foi ordenado sacerdote e incardinado na Arquidiocese de Sorocaba.

Com a criação da Diocese de Itapetininga em 1998, desmembrada de Sorocaba, ele passou a fazer parte dessa Igreja particular. Nela exerceu os seguintes cargos: Pároco da Paróquia Bom Jesus, em Alambari (SP); Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga (SP); Chanceler Diocesano (1998-2010); Reitor do Seminário Diocesano (2004-2006); Vigário Geral (2012-2019); Pároco da Paróquia São Roque, em Itapetininga (1988-2019); Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; Coordenador Diocesano de Liturgia; Professor de Direito Canônico; Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Diocesano; Defensor do Vínculo e Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Sorocaba.

Em 23 de janeiro de 2019, foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Titular de Castel Menor e Auxiliar de São Paulo, recebendo a ordenação episcopal em 15 de março, pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Na Regional Sul 1 da CNBB, foi Bispo Referencial para as Comunidades Eclesiais de Base, para a Comissão de Defesa da Vida, para a Comissão Pastoral da Terra; e para os Religiosos. Na CNBB, é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia.

Vista panorâmica da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Catanduva
Reprodução do Facebook da Catedral

DIOCESE ABRANGE 18 CIDADES

A Diocese de Catanduva foi criada em 9 de fevereiro de 2000 por São João Paulo II, e instalada canonicamente em 25 de março do mesmo ano, quando houve a posse de seu primeiro bispo, Dom Antônio Celso Queiroz, que exerceu a função até 2009, quando renunciou em razão do limite de idade.

Dom Antônio Celso teve como sucessor Dom Otacílio Luziano da Silva (2010 a 2018); e, posteriormente, Dom Valdir Mamede (2019 a 2023). Desde novembro do ano passado, a Diocese tinha como administrador apostólico Dom Luiz Carlos Dias, Bispo de São Carlos (SP).

Desmembrada das Dioceses de São José do Rio Preto, São Carlos e Jaboticabal, a Diocese de Catanduva abrange 18 cidades da região Noroeste do estado de São Paulo. Esta Igreja particular tem 34 paróquias, o Seminário Nossa Senhora da Esperança  e cerca de 40 sacerdotes, entre diocesanos e religiosos. O Padroeiro da Diocese é São Domingos de Gusmão. Dom José Benedito Cardoso será o quarto Bispo de sua história.

(Com informações da CNBB, Vatican News, Regional Sul 1 e Diocese de Cataduva)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários