Dom Luiz Carlos Dias ordena diácono na Paróquia Santo Emídio

No sábado, 4, o Irmão Edvaldo Carneiro, SS.CC, foi ordenado diácono na Paróquia Santo Emídio, na Vila Prudente, pela imposição das mãos de Dom Luiz Carlos Dias.

Nascido em Suzano (SP), em 15 de setembro de 1987, Edvaldo Carneiro cresceu em Ferraz de Vasconcelos (SP). Em 2013, ingressou na Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria (SS.CC). Em 2016, fez o noviciado em Chaclacayo, no Peru, e em janeiro do ano seguinte professou os primeiros votos na Paróquia Santo Emídio. Fez o juniorato em Belo Horizonte (MG) e sua profissão perpétua ocorreu em 17 de janeiro de 2021, no Santuário da Saúde e da Paz, também na capital mineira. Em fevereiro, foi nomeado para atuação na comunidade paroquial na Vila Prudente.

No começo da celebração, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém foi acolhido pelo Superior Provincial da Congregação dos Sagrados Corações, Padre Osvânio Humberto Mariano, que também saudou os fiéis e os sacerdotes presentes.

foto: Paróquia Santo Emídio

“Você hoje receberá o primeiro grau da Ordem e, ao recebê-la, começa a participar do sacerdócio de Cristo, que o habilita como Seu representante, a agir em Seu nome. É pura graça! Pois, pela imposição das mãos do Bispo que aqui está e a oração, será concedido a você o Espírito Santo para exercício do ministério sacerdotal como diaconia”, disse Dom Luiz
Carlos na homilia.

Dom Luiz Carlos também explicou que diaconia significa originalmente “aquele que serve à mesa” e lembrou que se trata de um ministério suscitado pelo Espírito Santo. Mencionou ainda São Lourenço, diácono e mártir, celebrado para recordar que o diácono tem de servir à comunidade e amparar os fiéis.

Logo em seguida, o Bispo procedeu aos ritos próprios da ordenação, impondo as mãos sobre o Irmão Edvaldo, que, posteriormente, foi vestido com a estola diaconal e dalmática pelo Irmão Antoniel Santos e pelo Padre Paulo Dekker. Por fim, foi cumprimentado e abraçado por sua mãe, Laura Carneiro.

Ao fim da celebração, o Diácono Edvaldo fez uma breve retomada de sua caminhada vocacional, falou sobre a dimensão do serviço diaconal e agradeceu a seus colegas de congregação e a Dom Luiz Carlos Dias.

(Texto: Fernando Arthur)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários