Dom Luiz Carlos preside missa na festa da Paróquia São Pio X e Santa Luzia

São Pio X, o Papa da Eucaristia, como também ficou conhecido, destacou-se pelo desejo e empenho em afirmar a fé católica diante do mundo que passava por tantas transformações

Patrick Benito

Os fiéis da Paróquia São Pio X e Santa Luzia celebraram no sábado, 21, a festa patronal na memória litúrgica de São Pio X (José Sarto), que viveu entre 1835 e 1914. A missa das 17h foi presidida por Dom Luiz Carlos Dias e concelebrada pelo Padre Reginaldo Donatoni, Pároco.

São Pio X, o Papa da Eucaristia, como também ficou conhecido, destacou-se pelo desejo e empenho em afirmar a fé católica diante do mundo que passava por tantas transformações. Muitas mudanças atingiam diretamente a fé e, por isso, escolheu como lema “Instaurare omnia in Christo (restaurar todas as coisas em Cristo). Era o início do século XX e o mundo já sentia os efeitos daquilo que seria a 1ª Guerra Mundial (1914-1918) e da perda dos valores cristãos na sociedade. A resposta de São Pio X se apoiou em reforçar e reformar muitos elementos internos da Igreja, favorecendo o seu vigor e identidade, de forma tal que a centralidade de Cristo se fizesse impor diante dos erros doutrinais do modernismo. Para isso, a vida pastoral da Igreja deveria ter como preocupação as próprias bases da fé. Aqui se explica o seu apreço pela liturgia e doutrina, o que o leva a preparar um catecismo, o Catecismo de São Pio X, como forma de facilitar o acesso à doutrina por parte do povo fiel. Tudo isso foi destacado por Dom Luiz Carlos na homilia.

Durante os agradecimentos, o Pároco falou, ainda, da devoção da comunidade à copadroeira, Santa Luzia, e lembrou-se de todos os falecidos pela COVID-19, em especial dos que eram paroquianos daquela igreja.

(Por Fernando Arthur – Colaborador de comunicação na Região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários