Dom Manuel Parrado Carral festeja 50 anos de sacerdócio

Foto: Diocese São Miguel Paulista

No próximo dia 10 de dezembro, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, nosso administrador apostólico, Dom Manuel Parrado Carral, celebrará os 50 anos de sua ordenação sacerdotal. Toda a Diocese de São Miguel Paulista é convidada a estar presente para agradecer a Deus, junto a Dom Manuel, por tudo o que a graça de Deus pôde realizar em sua pessoa, apesar de sua fragilidade. Organize o seu grupo e participe! Esta será, inclusive, a última celebração que Dom Manuel presidirá, em nível diocesano, à frente da nossa Diocese, a qual serviu por pouco mais de 14 anos.

BREVE BIOGRAFIA

Dom Manuel Parrado Carral, nasceu em San Roman, Conselho de Santiso, província de La Coruña, Espanha, no dia 29 de setembro de 1946. Seus Pais, José Maria Parrado Agra e Concepcion Carral Rodrigues, vieram com a família para o Brasil quando ele estava com 11 anos de idade, e se fixaram residência no município de São Caetano do Sul, São Paulo. Aqui chegando, concluiu o curso primário, iniciado em sua terra natal, no Grupo Escolar Padre Alexandre Grigolli, e cursou o ginásio no Instituto de Ensino Barão do Rio Branco, ambos em São Caetano do Sul. Em 1965, ingressou no Seminário Santo Cura D’Ars, na Freguesia do Ó, da Arquidiocese de São Paulo, onde cursou o colegial. Cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira dos padres jesuítas, em São Paulo. O curso de Teologia foi iniciado no Instituto de Filosofia e Teologia de São Paulo (IFT) e concluído no Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga, da Arquidiocese de São Paulo.

Foi ordenado sacerdote para a Diocese de Santo André, por Dom Jorge Marcos de Oliveira, no dia 10 de dezembro de 1972.

No dia 3 de janeiro de 2001, o então Pe. Manolo, como era conhecido na Diocese de Santo André, foi nomeado, pelo então Papa João Paulo II, como bispo titular de Giunca di Bizacena e auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, tendo sido ordenado bispo, em São Paulo, no dia 10 de março do mesmo ano, pelo então cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, quando assumiu seu ofício de bispo auxiliar, exercendo o cargo de Vigário Episcopal para a Região Sé. No dia 27 de julho de 2002, Dom Cláudio nomeou também Vigário Geral e moderador da Cúria Metropolitana de São Paulo.No dia 18 de julho de 2006, assumiu, na Arquidiocese de São Paulo, como Bispo responsável pelos Seminários, pelos Diáconos Permanentes e pela Pastoral Vocacional, além de continuar Vigário Geral e moderador da Cúria Metropolitana de São Paulo e Bispo responsável pela Região Episcopal Sé.

No dia 3 de dezembro de 2006, foi nomeado, pelo então papa Bento XVI, Administrador Apostólico da Arquidiocese de São Paulo, função que exerceu até 29 de abril de 2007. De 2003 a 2012, foi membro do Conselho Econômico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Sul I. De 2003 a 2007, foi também responsável pela Liturgia do Regional Sul I da CNBB e. No dia 9 de janeiro de 2008, o papa Bento XVI o nomeou bispo diocesano de São Miguel Paulista, assumindo-a, oficialmente, no dia 2 de março do mesmo ano, sucedendo a Dom Fernando Legal, SDB, primeiro bispo diocesano. De 2007 a 2010, foi o bispo responsável pelo Serviço de Animação Vocacional da CNBB – Regional Sul 1. Em 2012, com a transferência para a Arquidiocese de Campinas do então presidente do sub-regional SP II da CNBB, Dom Airton José dos Santos, completou o mandato à frente da sub-região, até 2014.

No dia 21 de setembro de 2021, apresentou formalmente sua renúncia ao governo pastoral da diocese, pelo fato de completar 75 anos. A renúncia foi aceita, pelo Papa Francisco, exatamente um ano depois, no dia 21 de setembro de 2022, o qual nomeou o Mons. Algacir Munhak, CS, como terceiro bispo diocesano de São Miguel Paulista, cuja ordenação episcopal será no próximo dia 17 de dezembro, em Cascavel, no Paraná, e a posse canônica no dia 8 de janeiro, às 15h, na Catedral de São Miguel Arcanjo.

Fonte: Diocese São Miguel Paulista

Leia Mais
Papa acolhe renúncia de Dom Manuel Parrado Carral e nomeia novo bispo para São Miguel Paulista
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários