Dom Nelson Westrupp, scj celebra 30 anos de episcopado

Diocese de Santo André 

“Sem mim nada podeis” (Jo 15,5). Esse é o lema episcopal de Dom Nelson Westrupp, scj, que completa 30 anos da ordenação episcopal no próximo dia 20 de julho (terça).Para celebrar a data, na véspera, no dia 19 de julho (segunda), uma live homenageará e recordará a trajetória de vida do bispo emérito da Diocese de Santo André, com participações do próprio bispo, de convidados das três dioceses pelas quais Dom Nelson exerceu o seu pastoreio (Santo André, no ABC Paulista, São José dos Campos, no Vale do Paraíba, ambas no estado de São Paulo; e Lages, no estado de Santa Catarina), e da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), da qual o bispo faz parte.

A transmissão ao vivo acontecerá a partir das 20h, pela página do Facebook e YouTube da Diocese de Santo André.

No período em que esteve à frente da Diocese de Santo André (2003-2015), Dom Nelson promoveu um grande crescimento pastoral, espiritual e administrativo, visível na criação de diversas pastorais e organismos, na publicação de diretrizes eclesiais de várias ordens (desde diretórios de organismos diocesanos a Planos Diocesanos de Pastoral); na edificação do edifício-sede da Mitra Diocesana (Santo André Apóstolo); criação de 11 paróquias (Santa Luzia, São Benedito, São Maximiliano Maria Kolbe, Menino Jesus, São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santo Arnaldo Janssen, Cristo Rei, Nossa Senhora de Guadalupe, São Judas Tadeu e São Luiz Gonzaga), na ordenação de vários diáconos e sacerdotes, mas sobretudo na implantação de uma cultura da Misericórdia e no cultivo do amor e respeito pelo ministério presbiteral.

Biografia

Vivenciando a vida religiosa desde a infância, José Nelson Westrupp nasceu na cidade de Imaruí, em Santa Catarina, e completará 82 anos de idade no próximo dia 11 de setembro. Ele é filho de Apolonio Westrupp e de Leonila Berkenbrock, a prima-irmã da Beata Albertina Berkenbrock, que se tornou mártir na mesma cidade, ao morrer com 12 anos (1919-1931).

Realizou a profissão religiosa no dia 2 de fevereiro de 1959. Antes, com apenas 11 anos, ingressou no seminário da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, em 1951. Foi ordenado presbítero em 28 de junho de 1964, em Brusque, também no estado catarinense.

Atuou como bispo da Diocese de São José dos Campos (SP) entre os anos de 1991 e 2003. Sucedeu a Dom Décio Pereira, que faleceu em 2003, como bispo da Diocese de Santo André (SP), e seu episcopado aconteceu entre novembro de 2003 e maio de 2015. Dom Nelson ainda ocupou o cargo de administrador apostólico da Diocese de Lages (SC), entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018, antes de retornar ao Grande ABC, no primeiro semestre de 2018, onde reside atualmente.

Dom Nelson também fez parte do Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), presidiu o Regional Sul 1 por dois mandatos (2003-2011) e atualmente é membro da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB.

Em 2019, a biografia de Dom Nelson foi lançada por ocasião dos seus 80 anos de vida. De autoria de Maurinea Santos, o livro de 180 páginas e diversas fotos narra a trajetória do bispo, desde a sua infância, a relação com a família, a caminhada religiosa até os dias atuais.

(Com informações de Regional Sul 1 da CNBB e Diocese de Santo André)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter