Dom Odilo: ‘A Educação é fundamental para uma vivência fraterna’

O Arcebispo de São Paulo falou sobre a Campanha da Fraternidade em seu programa diário na rádio 9 de Julho

Luciney Martins /O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer falou sobre a temática da Campanha da Fraternidade deste ano – “Fraternidade e Educação” – durante o programa “Encontro com o Pastor”, da quarta-feira, 9, na rádio 9 de Julho.

O Arcebispo de São Paulo frisou que “pela Educação, nós aprendemos a ser pessoas humanas e aprendemos valores. Aprendemos a nos relacionar, nos respeitar. Aprendemos, também, a administrar a vida de maneira a podermos ser pessoas humanas sensatas, direitas, honestas e colaborativas com as outras, para sermos cidadãos.”

“A Educação é fundamental para também uma vivência fraterna. Pensamos que a Educação deve ter esses traços de humanidade, mais do que simplesmente formar técnicos para o trabalho. Claro que isso é preciso, mas precisa formar pessoas humanas antes de tudo. Isso começa em casa, já na família. Educar as crianças para serem pessoas humanas não egoístas, mas colaborativas, respeitosas, não serem violentas. Serem pessoas que busquem as coisas boas e não as de debaixo valor moral”, complementou.

O Cardeal também ressaltou que a Educação envolve a participação de toda a sociedade, uma vez todos são de algum modo educadores e educandos e por toda a vida se aprende algo.

Por fim, expressou seu desejo que Deus inspire e oriente todos os educadores, escolas, colégios, faculdades e universidades, “a fim de que a Educação possa contribuir para uma sociedade menos violenta, menos agressiva e menos injusta”.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários