Dom Odilo: a fé não é uma questão individual. Nós cremos com a Igreja

Destacou o Arcebispo de São Paulo em seu programa na rádio 9 de Julho

dom odilo
Luciney Martins /O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer chamou os fiéis a refletirem sobre a imagem que tem de Deus e a coerência com os ensinamentos da Igreja no programa “Encontro com o Pastor”, da segunda-feira, 21, na rádio 9 de Julho.

Dom Odilo recordou que no 3o Domingo da Quaresma foi refletido sobre como se vive a fé e como se enxerga Deus. As leituras fazem pensar que muitas vezes se têm a ideia de um deus que não é o Deus verdadeiro. Sobretudo a primeira leitura alertava contra as falsas imagens, falsas ideias de Deus, que seria moldado de acordo com as próprias vontades humanas.

“Deus é soberano. Deus é o Senhor. Nós somos criaturas. Isso não significa que nós não valemos nada, valemos muito, tanto que o Filho de Deus se fez homem, veio até nós, estendeu a mão a todos e sofreu muito por amor a nós. Deus nos valoriza enormemente. Mas ainda assim, isso não tira esta diferença. Deus é Deus e nós não somos Deus.”

Por isso, lembrou o Cardeal, os fiéis são chamados a pensar sobre as atitudes que têm diante de Deus. A primeira é ter uma fé verdadeira, buscando conformá-la sempre mais a Deus.

“Por isso a fé não é simplesmente uma questão individual. A fé é da Igreja, nós acolhemos a fé da igreja. Creio em Deus pai, nós dizemos com a igreja. Portanto, não é uma questão simplesmente individual. É pessoal, nós cremos pessoalmente, mas não individualmente. Nós cremos com a Igreja, nós cremos como crê Igreja e isto também no que diz respeito a Deus.”

O Arcebispo apontou que esta purificação da fé, própria para este período da Quaresma, chama a crer em Deus com humildade, reconhecendo-o plenamente e seguindo a recomendação do próprio Cristo de coerência com a fé professada e não querendo mandar em Deus.

APELOS POR PETRÓPOLIS (RJ)

Durante o programa, o Arcebispo recordou que os noticiários do dia mostram que mais uma vez a cidade de Petrópolis foi atingida por fortes chuvas na noite anterior, resultando em mortos e desabrigados.

“Abramos também desta vez o nosso coração. E os que puderem fazer a sua doação para a Cáritas Arquidiocesana, esta ajuda em dinheiro será enviada para a Diocese de Petrópolis, a fim de atender as necessidades das pessoas, das comunidades, que foram, mais uma vez, duramente atingidas”, disse Dom Odilo.

COLABORE
Banco Bradesco:
Mitra Diocesana de Petrópolis
CNPJ 28.805.190/0001-33
Agência 0814-1
C.C.: 48500-4
PIX: 24988280216

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários