Dom Odilo: ‘A festa da epifania é o início do anúncio missionário’

Na Solenidade da Epifania do Senhor, celebrada na Igreja no Brasil, no domingo, 5, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu missa na Catedral da Sé, tendo entre os concelebrantes Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo de Ourinhos (SP) e que foi Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Reprodução do Youtube da Arquidiocese de São Paulo

Concelebrou Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo de Ourinhos (SP), que foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo entre 2015 e 2021.

Na homilia, ao recordar o Evangelho segundo Mateus (Mt 2,1-12), que narra a visita dos reis magos ao Menino Jesus, Dom Odilo explicou que estes representam todos os povos, etnias e nações, demostrando que Jesus se manifesta a toda a humanidade. Vindos do Oriente, os magos seguem a estrela guia.

“Deus colocou no coração de cada um de nós, de todos os povos e de toda a humanidade, uma estrela guia, que não está nos astros, no firmamento, mas dentro de nós, da nossa consciência. Se deixarmos que ela nos guie, ela nos levará ao encontro Daquele que é mais do que uma estrela, é a plena luz”, explicou Dom Odilo, alertando os fiéis a não seguirem pelos caminhos das respostas enganosas, pois é somente seguindo a verdadeira luz da consciência que se pode chegar a Senhor.

“Deus se manifestou e mostrou que Jesus é o caminho, é a luz, a verdade, por isso se deve deixar conduzir por essa verdade”, sublinhou.

PRESENTES SIMBÓLICOS

Arte do Folheto Povo de Deus em São Paulo

O Arcebispo também lembrou que os reis magos adoraram o recém-nascido, o Filho de Deus, e reconhecendo Sua realeza deram-lhe presentes simbólicos: “Ouro para o Grande Rei, Aquele que veio reunir a humanidade e conduzi-la no bem, na verdade, na retidão, na justiça; o incenso ao grande filho de Deus que veio em nossa veste humana para estar próximo de nós e ser luz para todos aqueles que querem segui-Lo; e a mirra, presente amargo, lembrando a dor, a tortura, a crucificação de Jesus, o sangue do Redentor derramado por todos nós”.

Por fim, Dom Odilo indagou os fiéis sobre qual presente Jesus espera que eles O apresentem como pessoas de vida de fé.

“Certamente, Ele espera nosso louvor, nosso reconhecimento, honra e a nossa obediência da vida”, comentou, destacando a missão dos cristãos de atuarem como missionários, anunciando aquilo que vimos, ouvimos e experimentamos a partir da nossa fé.

“A festa da epifania é o início do anúncio missionário. Ele veio para todos, não só para alguns. Ele quer encontrar a todos, quer ser o Salvador de todos, para que encontrem a vida, o perdão e a misericórdia”.

Deixe um comentário