Na Solenidade da Epifania do Senhor, celebrada na Igreja no Brasil, no domingo, 5, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu missa na Catedral da Sé, tendo entre os concelebrantes Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo de Ourinhos (SP) e que foi Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.
Concelebrou Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo de Ourinhos (SP), que foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo entre 2015 e 2021.
Na homilia, ao recordar o Evangelho segundo Mateus (Mt 2,1-12), que narra a visita dos reis magos ao Menino Jesus, Dom Odilo explicou que estes representam todos os povos, etnias e nações, demostrando que Jesus se manifesta a toda a humanidade. Vindos do Oriente, os magos seguem a estrela guia.
“Deus colocou no coração de cada um de nós, de todos os povos e de toda a humanidade, uma estrela guia, que não está nos astros, no firmamento, mas dentro de nós, da nossa consciência. Se deixarmos que ela nos guie, ela nos levará ao encontro Daquele que é mais do que uma estrela, é a plena luz”, explicou Dom Odilo, alertando os fiéis a não seguirem pelos caminhos das respostas enganosas, pois é somente seguindo a verdadeira luz da consciência que se pode chegar a Senhor.
“Deus se manifestou e mostrou que Jesus é o caminho, é a luz, a verdade, por isso se deve deixar conduzir por essa verdade”, sublinhou.
PRESENTES SIMBÓLICOS
O Arcebispo também lembrou que os reis magos adoraram o recém-nascido, o Filho de Deus, e reconhecendo Sua realeza deram-lhe presentes simbólicos: “Ouro para o Grande Rei, Aquele que veio reunir a humanidade e conduzi-la no bem, na verdade, na retidão, na justiça; o incenso ao grande filho de Deus que veio em nossa veste humana para estar próximo de nós e ser luz para todos aqueles que querem segui-Lo; e a mirra, presente amargo, lembrando a dor, a tortura, a crucificação de Jesus, o sangue do Redentor derramado por todos nós”.
Por fim, Dom Odilo indagou os fiéis sobre qual presente Jesus espera que eles O apresentem como pessoas de vida de fé.
“Certamente, Ele espera nosso louvor, nosso reconhecimento, honra e a nossa obediência da vida”, comentou, destacando a missão dos cristãos de atuarem como missionários, anunciando aquilo que vimos, ouvimos e experimentamos a partir da nossa fé.
“A festa da epifania é o início do anúncio missionário. Ele veio para todos, não só para alguns. Ele quer encontrar a todos, quer ser o Salvador de todos, para que encontrem a vida, o perdão e a misericórdia”.