Arcebispo Metropolitano participou da programação especial na rádio 9 de Julho

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, esteve nos estúdios da rádio 9 de Julho para participar da programação especial da emissora nesta Sexta-feira da Paixão, 18. O programa, com o tema “A Esperança no caminho do Calvário”, foi apresentado pelo Padre Abério Christe.
Dom Odilo recordou que este é um dia para que os fiéis participem dos momentos e dos passos da Paixão de Jesus, e também dedicado à oração, reflexão e interiorização.
LEMBRAR OS SOFRIMENTOS DE JESUS
No início do programa, o Arcebispo Metropolitano realizou uma reflexão a partir da leitura da Carta aos Hebreus, que é lida na Celebração da Paixão do Senhor, e ressaltou que a Sexta-feira Santa é um dia em que “nós lembramos os sofrimentos de Jesus, a morte de Jesus na Cruz”. Entretanto, ponderou: “Se ficamos somente nisso, ficamos no escuro, sem resposta, no desespero”.
“Sabemos que a morte de Jesus não foi o final de tudo. Ela conduziu à ressurreição, à vida, à luz.”, afirmou Dom Odilo, recordando que a Sexta-feira Santa não deve ser um dia de tristeza e de lamentação, mas de unir-se aos passos da Paixão de Jesus, mas com grande esperança e com o sentido da fé que aponta para a ressurreição e a vida.
UNIR-SE À JESUS NA CRUZ
Em seguida, o Arcebispo dedicou-se a responder as dúvidas dos ouvintes da rádio acerca de diversos aspectos da Sexta-feira da Paixão e da Semana Santa em si, como a prática do jejum e o significado da prostração na Celebração da Paixão do Senhor. Também ressaltou aspectos de Judas Iscariotes e Pôncio Pilatos, no relato da Paixão do Senhor.
O Cardeal também orientou os fiéis a permanentemente se aprofundarem no estudo da fé e na vida em comunidade, a fim de que possam responder, com embasamento, aos ataques à fé católica, que decorrem em diferentes ambientes, como no mundo acadêmico: “Se falam mal da nossa Igreja, da nossa fé, não temos de ficar amordaçados. Abra a boca, critique, diga que não é verdade o que está sendo dito. É preciso que se diga que são os cristãos que mais estão assumindo os sofrimentos da humanidade de forma ativa”.
Por fim, Dom Odilo renovou o convite aos fiéis para que participem da Celebração da Paixão nas paróquias, às 15h. “Vamos participar da celebração, nos unir a todos os cristãos da Igreja, que hoje está em torno de Jesus que entregou sua vida por nós.”
Dom Odilo exortou os fiéis a unir-se com fé e com devoção à Jesus, como fez Maria e as pessoas que acompanharam Jesus aos pés da cruz. “Que nós também estejamos com Ele, testemunhando a fé neste dia”.