Dom Odilo anima fiéis ao testemunho da fé no Jardim São Paulo

O Cardeal Odilo Pedro Scherer realizou, entre os dias 7 e 11, visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim São Paulo, Decanato São Judas Tadeu da Região Santana.

As visitas pastorais são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano ou, em seu nome, pelos bispos auxiliares e vigários episcopais. Esse é um costume observado desde os primórdios da Igreja, quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades, confirmando os irmãos na fé.

No primeiro dia, o Arcebispo de São Paulo foi acolhido pelos paroquianos, os leigos atuantes nas pastorais, além do Padre Humberto Robson de Carvalho, Pároco, e o Diácono Alberto Borges. Também participou do momento de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, quando destacou a participação de todos na proclamação da Palavra de Deus.

No dia 8, pela manhã, Dom Odilo presidiu missa na matriz paroquial. Depois, acompanhado do Padre Humberto e do Diácono Alberto foi à EMEI Arthur Etzel, ocasião em que dialogou com alguns estudantes, professores e membros da direção. O Arcebispo também visitou os doentes.

Ele esteve na casa da senhora Raimunda Duarte Dias, uma paroquiana que recentemente completou 92 anos. Foi, ainda, ao Centro de Convivência Viva a Vida e à Casa de Repouso Viva a Vida, locais em que deixou como mensagem principal o respeito à vida que deve haver em todas as suas etapas. Por fim, à noite, participou da reunião com o Conselho Administrativo Econômico (CAE), quando tomou ciência da realidade administrativa e econômica da Paróquia.

No dia seguinte, pela manhã, ele vistoriou os livros e documentos paroquiais; e, à noite, presidiu missa, da qual participaram os membros do Encontro de Casais com Cristo (ECC), aos quais o Arcebispo instruiu que sejam mais do que um movimento, mas, sim, um serviço para a Igreja, formando pessoas no caminho da fé.

No sábado, 11, o último dia da visita, o Arcebispo Metropolitano se reuniu, pela manhã, com o Conselho Pastoral Paroquial, e ressaltou a missão da paróquia para o anúncio, a glorificação de Deus e a santificação das pessoas, bem como no cuidado pastoral, testemunho da fé, esperança e caridade. Também se reuniu com catequistas e os incentivou a serem os comunicadores do Evangelho, a crer como a Igreja e com a Igreja. Falou-lhes, ainda, da catequese como processo sinodal e repassou detalhes do Diretório da Pastoral dos Sacramentos da Arquidiocese de São Paulo, como um guia a ajudar nessa especial missão.

Na missa de encerramento da visita, às 17h, Dom Odilo motivou os fiéis a refletirem sobre o propósito de serem cristãos e a seguirem o que Jesus pediu: “Ir a todos os povos e pregar o Evangelho a toda criatura”.

(com informações da Pascom paroquial)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários