Dom Odilo celebra festa de São Lourenço com diáconos permanentes

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu na noite desta segunda-feira, 10, a missa da Festa de São Lourenço, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Água Rasa, zona Leste da capital.

A celebração reuniu diáconos permanentes da Arquidiocese e marcou as comemorações dos 20 anos de fundação da Escola Diaconal São José, para o diaconato permanente.

Diácono da Igreja Romana, São Lourenço foi martirizado pela perseguição do imperador Valeriano, quatro dias depois de o Papa Sisto II e seus companheiros serem mortos. Por esse motivo, ele é considerado patrono dos diáconos.

“Festejando São Lourenço Mártir, a Igreja nos convida a imitar seu exemplo e testemunho de firmeza na fé que o levou a abraçar o serviço de Deus e dos irmãos”, afirmou Dom Odilo, na homilia.

MINISTROS DA CARIDADE

O Cardeal Scherer ressaltou que, como diácono, esse santo dedicou sua vida ao serviço dos pobres e da Eucaristia. “Santo Agostinho recorda que São Lourenço servia ao povo o sangue de Cristo na Eucaristia. Depois, ele entregou seu sangue por Cristo”, destacou.

Dom Odilo ressaltou que, ao longo desses 20 anos, a Escola Diaconal, instituída pelo Cardeal Cláudio Hummes então Arcebispo de São Paulo, percorreu um bom caminho e hoje são colhidos muitos frutos.  Ele destacou a contribuição dada pelos pioneiros do diaconato permanente na Arquidiocese, inclusive, os já falecidos.

“Fico muito feliz em saber que muitos de vocês dedicam parte do seu tempo ao cuidado dos doentes, a levar a Eucaristia e também a promover a caridade organizada nas paróquias e em outras organizações sociais, inclusive a Caritas Arquidiocesana. Isso especifica muito bem o serviço dos diáconos. É um caminhado que vai se aprofundando, crescendo e aperfeiçoando ano após ano”, manifestou o Arcebispo.

O Cardeal incentivou os diáconos a tomarem a iniciativa e a criatividade para expressar de variadas formas o serviço em favor dos irmãos, especialmente os pobres. “Que, por intercessão de São Lourenço, todos vocês possam ter a alegria de viver o diaconato na generosidade a Deus e aos irmãos”, concluiu.

(Colaborou: Jenniffer Silva)

LEIA TAMBÉM:

Diáconos para servir na caridade, na pregação da Palavra e na liturgia

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários