Arcebispo Metropolitano falou sobre o tema em seu programa de rádio
A cerimônia da entrega da Medalha São Paulo Apóstolo, que aconteceu na segunda-feira, 23, foi destacada por Dom Odilo Scherer no programa “Encontro com o Pastor”, da rádio 9 de Julho, da terça-feira, 23.
“A medalha São Paulo Apóstolo representa um reconhecimento às pessoas e instituições que, em nossa Arquidiocese, realizam coisas importantes e boas que devem ser lembradas e reconhecidas”, enfatizou o Arcebispo.
Falando sobre alguns dos contemplados, Dom Odilo enalteceu o trabalho do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar), vencedor na categoria “Ação Caritativa e de Promoção Humana”, destacando as iniciativas que fazem na região Leste da cidade.
Também destacou a atuação do Colégio Santa Catarina de Sena, contemplado com a medalha na categoria ‘Cultura’. Acerca do colégio, cuidado pelas Irmãs Dominicanas, o Arcebispo afirmou que “fazem um belíssimo trabalho de promoção humana e dignidade das pessoas por meio da Educação, voltada a formar pessoas integralmente para a vida”.
O Padre José Henrique Weber, SVD, contemplado na categoria ‘Serviço Sacerdotal’, foi elogiado pelo Arcebispo pelo “seu grande trabalho feito em favor da música litúrgica, da música pastoral na Igreja”. O Sacerdote tem 90 anos e “continua muito ativo e compondo músicas, fazendo um belo trabalho para que as liturgias sejam bem celebradas e cantadas”.
Dom Odilo recordou que em agosto de 2023 haverá uma nova entrega da Medalha São Paulo Apóstolo, e exortou os ouvintes a indicarem pessoas e instituições que realizam trabalhos na Arquidiocese.
A reportagem completa sobre a cerimônia de entrega estará publicada na próxima edição do O SÃO PAULO, na quarta-feira, 24.
CONSISTÓRIO PARA NOVOS CARDEAIS
No sábado, 27, o Papa Francisco criará novos cardeais para a Igreja, e terá a oportunidade de se reunir com os cardeais do mundo inteiro, quando refletirá sobre a reforma da Cúria Romana e a renovação da vida da Igreja, para ser uma Igreja sinodal.
O Arcebispo afirmou que a “Igreja precisa dar uma ‘sacudida’, se renovar na missão”, e ainda destacou que esta mudança depende de todos. “Cada um tem sua parte a fazer na Igreja, e se todos fizerem bem, assim a Igreja estará bem servida e cumprirá sua missão”.
SANTA ROSA DE LIMA
Também durante o programa, Dom Odilo falou sobre a festa de Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina, e recordou que na Arquidiocese há paróquias com a devoção à santa religiosa, que é chamada popularmente por “flor da América Latina”.
“Que Santa Rosa de Lima interceda por nós, pelos povos do Peru que passam por dificuldades políticas muito grandes neste tempos e que interceda por todos os peruanos imigrados e residentes em São Paulo. Que Santa Rosa de Lima lembre sempre a todas as mulheres a dignidade essencial que Deus deu a elas, e mediante a suas qualidades, suas capacidades femininas, elas ajudem muito a Igreja e a humanidade no caminho da sua missão”, desejou.