‘Continuem firmes, sendo testemunhas de Deus nessa cidade!’, exortou o Arcebispo Metropolitano na missa de encerramento

Entre os dias 25 e 30 de julho, o Cardeal Odilo Scherer realizou, pela primeira vez, uma visita pastoral à Paróquia São Judas Tadeu, no bairro do Jabaquara, na qual também está o Santuário São Judas Tadeu.
As visitas pastorais são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano e, em seu nome, pelos bispos auxiliares e vigários episcopais. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos, quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas, confirmando os irmãos na fé.
ATIVIDADES
A missa de acolhida ao Arcebispo ocorreu na tarde da terça-feira, 25, e foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelo canal do Santuário no YouTube e Facebook.
Nos dias seguintes, Dom Odilo participou de reuniões com os padres, agentes de pastorais, voluntários, colaboradores e também fez visitas às comunidades Cristo Rei, Sagrada Família, José de Anchieta. Também foi à Obra Social São Judas Tadeu, ao Instituto Meninos de São Judas Tadeu, esteve com as crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil (CEI) São Judas, e junto à Pastoral da Saúde visitou duas enfermas, sendo acompanhado pelo Padre Alcides Pedrini, SCJ.
Na sexta-feira, 28 de julho, dia votivo no Santuário, Dom Odilo conduziu as orações do Terço e Novena Perpétua de São Judas Tadeu, às 11h na igreja antiga. Às 17h, presidiu a Santa Missa, transmitida pela rádio 9 de Julho 1600 AM e pelo Santuário no YouTube e Facebook.
No domingo, dia 30 de julho, o Arcebispo despediu-se do Santuário, presidindo, às 18h, a missa de encerramento da sua visita pastoral.
OLHAR PASTORAL
Nas homilias e conversas com os fiéis, Dom Odilo mencionou as pesquisas realizadas por ocasião do 1º sínodo arquidiocesano, e incentivou que todos leiam o material contido em sua Carta Pastoral.
O Arcebispo várias vezes revelou sua preocupação com a renovação da Igreja, pedindo para que os católicos comprometidos sejam mais missionários: “É preciso que hajam muitas iniciativas de formação, de celebração litúrgica bem celebrada, de acolhida e comunicação bem feita, para que as pessoas perseverem na fé e o povo se santifique. O Santuário cumpre o seu papel de anunciar a Palavra de Deus, mas não poupem esforços para pôr em prática tudo o que possa contribuir para que a evangelização aconteça.”
Na missa de despedida, Dom Odilo disse que há muitos – 70% dos moradores da cidade – que se denominam católicos, mas que ainda estão afastados da fé e da Igreja. Desse modo, é necessário uma Igreja em saída, que vá ao encontro das pessoas. O Arcebispo disse que o Santuário tem feito um bom trabalho incentivando as Confissões e a participação do povo nas missas, tendo vários horários e oportunidades para a frequência aos sacramentos, e que isso valoriza uma vida santa, segundo as leis de Deus.
Dom Odilo disse que a Eucaristia é vivida com intensidade nesse espaço sagrado, além de haver muitas oportunidades para a formação e aprofundamento da fé dos paroquianos. Finalmente, o Arcebispo motivou a continuarem essas iniciativas, e que venham adiante outras mais, para que sejam todos mais discípulos e missionários, a exemplo do seu Padroeiro, São Judas Tadeu, e que “o Santuário continue cumprindo a sua missão de ser oásis no deserto, nessa grande cidade.”
GRATIDÃO
O Pároco e Reitor, Padre Daniel Aparecido de Campos, SCJ, declarou que a visita de Dom Odilo foi um momento muito especial para a vida da Paroquia e Santuário São Judas Tadeu: “Porque foi um tempo de graça, parte da memória dos 25 anos enquanto Santuário. Nessa visita, o Cardeal observou tudo aquilo que a Paróquia pode oferecer para a Igreja particular, a Igreja da Arquidiocese de São Paulo. Para nós é uma bênção porque fomos agraciados com a presença do Pastor, aquele que representa os apóstolos, aquele que é a referência da Igreja, que nos ajuda a manter no caminho, na direção rumo a Jesus Cristo. Ele pôde observar, corrigir, analisar tudo aquilo que fazemos. Ele visitou tudo. Foram intensos os momentos. Para nós é uma graça e riqueza, para os padres também ter a convivência, fazendo reuniões, conversando, escutando, dando atenção, vivendo essa fraternidade. Também fez muito bem para os fiéis essa visita Pastoral. Por isso é uma riqueza para a Paróquia e Santuário.”
Após o Arcebispo visitar a Obra Social São Judas Tadeu, Rogério Domingues de Souza Lobo, um dos colaboradores, mencionou: “Hoje tivemos o prazer de receber nosso Arcebispo, Dom Odilo Scherer, em nossa Obra Social São Judas Tadeu. Tivemos a oportunidade de apresentar todo o trabalho realizado e também nossos objetivos e sonhos a serem alcançados. Momentos iguais a esse, na presença de um representante tão importante de nossa Igreja, nos encoraja a cada vez mais, a seguir em frente fazendo um trabalho eficaz. Obrigado Dom Odilo pela suas observações e motivações deixadas para cada um de nós e o seu pedido de coragem para que tenhamos fé e perseverança no serviço ao povo”.
Padre Cleiton Guimarães, SCJ, Vigário Paroquial e vice-Reitor do Santuário, afirmou que a presença do Arcebispo foi muito proveitosa: “Em sua partilha com as comunidades, Dom Odilo deu encorajamento, para que os agentes continuem cumprindo a missão da Igreja, tanto nas pequenas quanto nas grandes comunidades. Incentivou a oração pelas vocações, a convidar novas pessoas a participarem da vida da Igreja. Para nós do Santuário São Judas foi uma alegria ter a presença de Dom Odilo em nossos trabalhos, na Obra Social, com os funcionários e agentes de pastoral. Ele nos enriqueceu com sua presença de pai e pastor da Igreja e do Povo de Deus”.
Fica no coração de todos do Santuário a mensagem de Dom Odilo, no momento que finalizou a reflexão da missa dominical, com um grande encorajamento: “Todo o trabalho realizado nessa Paróquia e Santuário, é muito importante. Continuem no caminho. Continuem firmes, sendo testemunhas de Deus nessa cidade!”
Por Priscila de Lima Thomé Nuzzi
(do Departamento de Comunicação do Santuário São Judas Tadeu)