Dom Odilo confirma na fé oito fiéis em Paróquia Pessoal Francesa

Arcebispo conferiu o Sacramento da Crisma em missa na Paróquia Pessoal Francesa São Francisco de Sales

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na tarde do sábado, 9, o Cardeal Odilo Pedro Scherer conferiu o sacramento da Confirmação a oito jovens e adultos na Paróquia Pessoal Francesa São Francisco de Sales, localizada na Vila Mariana, na Região Ipiranga.

Durante a celebração, Dom Odilo re­forçou a unidade da Igreja presente em todo o mundo: “Estou muito feliz por ce­lebrar esta Eucaristia com vocês aqui, na comunidade católica francesa de São Pau­lo. Todos nós fazemos parte dessa grande família de Deus, que está presente no Bra­sil, na França e em todo o mundo. Somos a mesma Igreja e partilhamos dos mesmos bens espirituais.”

COMUNIDADE FRANCÓFONA

A Paróquia São Francisco de Sales, uma das dez paróquias pessoais que há na Arquidiocese de São Paulo, reúne a comunidade francófona, ou seja, de lín­gua francesa. Fundada em 1933, com a chegada dos missionários de São Fran­cisco de Sales, ela acolhe fiéis da Fran­ça, Bélgica e de países africanos francó­fonos, oferecendo celebrações em seu idioma materno e mantendo vivos cos­tumes culturais em um ambiente de fé e comunidade.

As paróquias pessoais, embora pre­sentes há muitos anos na Arquidiocese, ainda são pouco conhecidas por grande parte dos fiéis. Elas são comunidades ecle­siais estabelecidas pela Igreja para atender necessidades específicas de grupos que compartilham características comuns, como idioma, rito ou nacionalidade, mas que não estão restritos a um território es­pecífico. Diferentemente das paróquias territoriais, organizadas com base em uma delimitação geográfica, as paróquias pessoais são formadas a partir dessas par­ticularidades culturais ou linguísticas, o que enriquece, portanto, a diversidade da Igreja Católica.

O Código de Direito Canônico aborda o conceito de paróquias pes­soais no Cânon 518, que estabelece: “Como regra geral, a paróquia deve ser territorial, isto é, incluir todos os fiéis de um determinado território; onde, porém, a juízo do Bispo diocesano, parecer oportuno, podem-se erigir pa­róquias pessoais, com base no rito, na língua, na nacionalidade dos fiéis de determinada área, ou ainda por outra razão determinada.”

UM PEDAÇO DE CASA

A expressão “un morceau de chez soi”, em francês, traduzida como “um pedaço de casa”, reflete o sentimento da comuni­dade da Paróquia São Francisco de Sales ao participar de celebrações em seu idio­ma e encontrar acolhimento para sua cul­tura em solo brasileiro.

“Somos felizes em ter uma igreja com missas em francês. Vivemos com muitas pessoas que não falam nossa língua, e isso pode ser difícil às vezes. Quando venho à igreja, me sinto um pouco em casa, e isso é bom para conversar com Deus”, comen­ta Louise Marie Dominique Esclatine, 14, uma das oito jovens crismadas no último sábado. Ela vive no Brasil há pouco mais de três anos.

Valentine Marie Béatrice de Carvalho, 15, que também recebeu o sacramento da Crisma, acrescenta: “Aqui, conseguimos manter alguns hábitos que tínhamos na França. Eu gosto muito daqui.”

O Pároco, Padre Agnaldo Costa Júnior, MSFS, destaca a singularidade da comunidade francesa em São Pau­lo: “Existem outras duas comunidades de língua francesa no Brasil, uma no Rio de Janeiro (RJ) e outra em Curiti­ba (PR). No entanto, esta é a única que é uma paróquia com um pároco para atender e acompanhar o povo. Eles reconhecem esse privilégio e colabo­ram ativamente para o crescimento da comunidade”.

O Sacerdote também ressalta a aten­ção do Arcebispo Metropolitano com os fiéis franceses em São Paulo: “Todos os anos, recebemos Dom Odilo com grande festa, pois ele confirma a importância da comunidade como parte integrante da Arquidiocese”.

A FORÇA DE DEUS E O DEFENSOR DO POVO

Na homilia, Dom Odilo incentivou os crismandos a buscarem sempre a presença e a força do Espírito Santo para fortalecer a fé cristã ao longo da vida.

“A Confirmação não é a despedida da Igreja, pelo contrário, é o momento de entrar mais profundamente na co­munhão da comunidade de fé para dela tomar parte. Precisamos pedir o dom da perseverança e da constância, pois, ao longo da vida, enfrentamos muitas tentações que podem nos afastar da fé, de Deus e até mesmo dos valores mo­rais. Para superar essas tentações, pre­cisamos da força de Deus, que é o Espí­rito Santo”, afirmou o Cardeal.

Dom Odilo também incentivou toda a comunidade a clamar pela presença do Espírito Santo em diferentes momentos da vida: “Quando enfrentamos decisões importantes ou dúvidas, devemos invo­car o Espírito Santo, pois Ele nos ajuda a escolher o melhor caminho, ofere­cendo sua luz e discernimento para que sigamos na direção certa. E, se nos en­contrarmos em perigo ou em situações de risco, invoquemos o Espírito Santo. Como Jesus nos ensinou, Ele é o defen­sor, aquele que vem para nos proteger de todo mal.”

FÉ E SOLIDARIEDADE QUE NÃO TÊM FRONTEIRAS

A comunidade da Paróquia São Fran­cisco de Sales dedica-se intensamente à promoção humana. Ao longo do ano, realiza campanhas de arrecadação para apoiar a Casa Lar, uma instituição que acolhe órfãos e crianças em situação de vulnerabilidade.

“Fazemos campanhas durante a Qua­resma e em outros momentos do ano para ajudar essas crianças. Além disso, nossas ofertas também apoiam outros movimentos que atendem aos mais ne­cessitados”, explicou o Pároco.

A Paróquia também valoriza a evan­gelização e a formação cristã, constante­mente reforçadas pelos catequistas. Faus­tine Callistine Marie Bertrand, 13, uma das jovens crismadas no último sábado, destacou o trabalho dos catequistas para o amadurecimento de sua decisão de vi­ver a fé cristã. “Não fui eu que decidi me batizar, foram meus pais quando eu tinha apenas um mês. Agora sou eu mesma quem toma a decisão de continuar esse percurso na fé”.

“Pra mim, essa comunidade fran­cesa é muito importante porque aqui posso continuar na Igreja e guardar essa fé que tenho em mim”, comentou a jovem que está no Brasil há pouco mais de três anos.

Padre Agnaldo Costa tem esperança de que os novos crismados possam dar testemunho da fé junto à comunidade: “Agora eles estão maduros na fé e devem arregaçar as mangas para trabalhar em prol do Reino de Deus, e eu, como Páro­co, espero que sejam fiéis ao Espírito que hoje receberam e cresçam cada vez mais no conhecimento do amor de Jesus”.

A Paróquia Pessoal Francesa São Francisco de Sales realiza missa em lín­gua francesa todos os domingos, às 10h30, além de oferecer Catequese, Ba­tismo e outras atividades pastorais. A Pa­róquia se localiza na Rua Mairinque, 256, na Vila Mariana, na zona Sul.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários