Será concluída no domingo, 20, a visita pastoral do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, à Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras, na Região Santana.
Às 9h, ele presidirá missa na Capela Bom Pastor, com a presença das crianças da Catequese; e às 18h, a celebração de encerramento na matriz paroquial.
As visitas pastorais são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano ou, em seu nome, pelos bispos auxiliares e vigários episcopais. Esse é um costume desde os primórdios da Igreja, quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades, confirmando os irmãos na fé.
O Arcebispo Metropolitano iniciou a visita na noite da terça-feira, 15, quando presidiu missa na matriz, sendo saudado pela comunidade de fiéis da Paróquia que em 2024 celebra 50 anos de história. A Eucaristia foi concelebrada pelo Padre Jovanês Vitoriano, SDS, Administrador Paroquial, que acompanhou Dom Odilo nos demais atos da visita pastoral.
CONTATO COM AS DIFERENTES REALIDADES
Na manhã da quarta-feira, 16, o Arcebispo esteve na Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Vila Isolina Mazzei, sendo acolhido pela diretora Janaina, a vice-diretora Alessandra e pelo Secretário Estadual da Educação, Renato Feder.
Recentemente, esta escola foi indicada como uma das finalista do Prêmio Melhores Escolas do Mundo, em inglês, World’s Best School Prizes, em 2024, na categoria Colaboração Comunitária, em razão dos programas de xadrez, atletismo e ginástica artística que tem realizado.
No mesmo dia, Dom Odilo fez a verificação dos livros da paróquia e dos serviços prestados à comunidade, como é de costume nas visitas pastorais.
PROXIMIDADE PASTORAL
Na quinta-feira, 17, pela manhã, o Cardeal foi a casa da paroquiana Benedita de Lourdes, que naquele dia completou 81 anos de vida. Ela tem limitações de mobilidade. O Arcebispo administrou-lhe o sacramento da Comunhão.
Na sequência, Dom Odilo visitou a pequena Lívia, de 10 meses de vida, que está em cuidados especiais; e dialogou com os pais, Renato e Camila. A menina tem uma síndrome rara.
A terceira visita foi ao jovem Matheus, de 19 anos, cadeirante, com quem almoçou junto a seus pais, Vinícius e Sandra.
No mesmo dia, à tarde, o Arcebispo esteve na Casa de Repouso Arcanjo Gabriel, onde dialogou com os 18 idosos que ali convivem, alguns dos quais acamados e outros que necessitam de cuidados especiais. Na sequência, esteve na casa da senhora Adair, onde a abençoou bem como a toda a família.
Também foi à Associação São Pio da Pietrelcina e João Paulo II, sendo acolhido pelo seu presidente e fundador, Antonio Conrado Junior. Na sede desta nova comunidade há um oratório e a os membros realizam trabalhos assistenciais em prol de toda a comunidade.
E ainda na quinta-feira, à noite, o Arcebispo se reuniu na matriz paroquial com os membros do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) e do Conselho Administrativo e Econômico (CAE), além de representantes das pastorais e movimentos. Dom Odilo tratou sobre as Normas Administrativas e Diretrizes Pastorais, assim como do CPP do Protocolo de proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis da Arquidiocese de São Paulo.
(Com informações da Pascom paroquial)