Dom Odilo dá posse ao Padre João Paulo Rizek como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Sacerdote também assumiu como Reitor da Basílica Menor localizada no bairro de Santa Ifigênia, no centro da cidade

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Paulo

No domingo, 24, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu missa solene na Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Santa Ifigênia, durante a qual deu posse ao Padre João Paulo Gelailete Rizek com Reitor da Basílica e Pároco da Paróquia, considerada uma das igrejas mais antigas da cidade, datada do século XVIII. 

Após 85 anos sob a responsabilidade dos sacerdotes da Congregação do Santíssimo Sacramento (Sacramentinos), a Paróquia volta a ter um Pároco do clero secular da Arquidiocese de São Paulo.

“Padre João Paulo, Deus o chama aqui. Para você, a vinha do Senhor é o bairro de Santa Ifigênia, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição com todo seu povo. Que Deus o abençoe imensamente nesta missão, que seja um tempo de muitas alegrias. Certamente, também será um tempo de muito trabalho, mas você é trabalhador e vai instruir esse povo para o bem e para a graça de Deus”, disse o Arcebispo. 

Pascom Paroquial

“Com a bênção de Deus e a intercessão de sua Mãe Santíssima, espero santificar, por meio da ordem sacramental, os cerca de 100 mil filhos de Deus que habitam este vasto território paroquial. Nada disso pode ser feito sozinho, por isso, farei o meu rebanho para continuar a belíssima história de mais de 200 anos desta Paróquia”, disse o novo Pároco e Reitor ao se dirigir à assembleia de fiéis, muitos dos quais vindos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Arapuá, na Região Ipiranga, onde ele foi Pároco anteriormente. 

A missa teve entre os concelebrantes Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, e o Padre Marcelo Carlos, Provincial dos Sacramentinos, que expressou: “A nossa eterna gratidão por estes mais de 80 anos de confiança. Ao Padre João, a nossa oração constante para que o Senhor abrace essa missão”, agradeceu.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Inspirado pelos grandes templos medievais, o arquiteto austríaco Johann Lorenz Madein deu uma assinatura neorromânica com detalhes neogóticos à nova Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição, construída entre 1904 e 1914. No seu interior, há um rico acervo artístico com obras dos renomados Benedito Calixto (1853-1927), do pintor Carlos Oswald (1882-1971), Henri Bernard (1868-1941) e do também italiano Gino Catani (1879-1944). 

Entre 1930 e 1954, em razão da construção da Catedral da Sé, a “Igreja de Santa Ifigênia” foi pró-catedral da Arquidiocese. Em 1958, foi elevada à dignidade de basílica menor pelo Papa Pio XII. Desde 1992, o templo é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Por Paulo Fernandes Rodrigues
Colaboração especial para a Região Episcopal Sé

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários