Dom Odilo destaca Nossa Senhora de Guadalupe como colaboradora na obra da evangelização

Arcebispo de São Paulo presidiu missa na Catedral da Sé por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Reprodução

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu missa na Catedral da Sé, no começo da tarde da terça-feira, 12, na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina. 

A missa, cuja leituras foram feitas em espanhol, contou com a música litúrgica da Misa Criolla de Aríel Ramirez, interpretada pela São Paulo Schola Cantorum. 

“Nós, brasileiros, nos unimos a todos os povos da América Latina nesta festa de hoje”, ressaltou o Arcebispo no início da celebração, pedindo orações pelos povos latino-americanos. 

MARIA: MÃE DO GRANDE DEUS

Na homilia, Dom Odilo recordou que a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe está inserida no tempo do Advento, e que ajuda a preparar a vinda do Senhor. 

O Purpurado recordou a história da aparição de Nossa Senhora a São Juan Diego, ressaltando que Nossa Senhora se apresentou como a “Mãe do grande Deus”. 

“Maria, apresentando-se como a Mãe do Grande Deus, estava falando do mistério central da encarnação do Filho de Deus na humanidade, como é na nossa fé e que agora no Advento e no Natal celebramos”, afirmou o Cardeal, recordando que Nossa Senhora também apresentou-se com mãe de Juan Diego – São Juan Diego Cuauhtlatoatzin, cuja memória litúrgica é celebrada em 9 de dezembro. 

MARIA EVANGELIZADORA

Dom Odilo recordou que Nossa Senhora pediu à Juan Diego, em sua aparição, que ele se tornasse missionário e seu mensageiro, de maneira que, assim, a Virgem colaborou na obra da evangelização, “é o papel de Maria, sempre apontando para Jesus”. 

O Purpurado ressaltou que Maria está sempre presente na Igreja e em sua obra evangelizadora, e caminha com os cristãos e no meio de todos os povos. 

“Que nós, aqui no Brasil, assim como em toda América Latina, com todos os problemas que nós temos, que saibamos acolher sempre, de novo, essa mensagem do Evangelho do Reino de Deus, que nos quer irmãos, que nos quer convivendo em paz, superando os males que nos afligem, toda a violência, toda a forma de injustiça, toda a forma de desrespeito de uns pelos outros, para que possamos conviver como a grande família de Deus, que tem Jesus como Irmão e Salvador, e que tem Maria como mãe de todos esses povos”, exortou.

Ao final da celebração, o Purpurado abençoou dezenas de rosas que foram distribuídas aos fiéis. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários