Dom Odilo destaca o papel de São Tomás de Aquino na difusão das reflexões sobre a Igreja

Arcebispo comentou sobre o Santo no programa ‘Encontro com o Pastor’, na rádio 9 de Julho

Dom Odilo destaca o papel de São Tomás de Aquino na difusão das reflexões sobre a Igreja
Fotos: Luciney Martins /O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer falou no programa “Encontro com o Pastor”, na rádio 9 de Julho, sobre São Tomás de Aquino, ‘teólogo, filósofo, religioso e sacerdote dominicano’, cuja memória é celebrada em 28 de janeiro.

Dom Odilo lembrou que o Santo viveu no século XIII e foi muito importante para firmar o ensinamento, a reflexão teológica e filosófica sobre o pensamento da Igreja.

O Arcebispo recordou que, no fim de sua vida, São Tomás de Aquino rezava e ficava muito diante do sacrário; e, meditando, afirmava querer rasgar todos seus escritos, por considerar que não era nada comparado ao grande mistério “de Deus que se manifestava no amor de Jesus Cristo pela humanidade que se fazia presente na Eucaristia, que se fez humano para estar perto de nós”. O Santo, portanto, considerava seus estudos pequenos quando comparados àquilo que poderia ser dito em relação ao amor de Deus.

Por fim, Dom Odilo lembrou que essa é uma data para se rezar de modo especial pela missão dos filósofos e teólogos. Ele expressou o desejo que Deus dê aos fiéis “uma compreensão sempre maior do mistério da fé e que os santos teóricos, doutores, como Santo Tomás de Aquino, São Boaventura, Santo Agostinho, São João Crisóstomo e tantos outros antigos e modernos, que eles nos ajudem a compreender sempre melhor aquilo no que cremos e aquilo que ensinamos e pregamos em nome da Igreja”.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

1 comentário em “Dom Odilo destaca o papel de São Tomás de Aquino na difusão das reflexões sobre a Igreja”

Deixe um comentário