Dom Odilo: Deus intervém na vida daqueles que o invocam com confiança

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 23, na capela de sua residência, na região central da capital paulista.

Como tem acontecido desde março, quando começaram as medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19, a celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

ÚNICO DEUS

Na homilia, Dom Odilo meditou sobre a primeira leitura (2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36), que narra como o rei da Assíria ameaçou Jerusalém e o povo que ali vivia e Ezequias, rei de Judá, recorre a Deus por meio da seguinte oração:

“É verdade, Senhor, que os reis da Assíria devastaram as nações e seus territórios; lançaram os seus deuses ao fogo, porque não eram deuses, mas obras das mãos dos homens, de madeira e pedra; por isso os puderam destruir. Mas agora, Senhor, nosso Deus, livra-nos de suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.

Deus, então, envia o profeta Isaías para dizer ao rei que ele ouviu a oração de Ezequias e protegerá o seu povo e o texto bíblico ressalta que, naquela noite, o anjo do Senhor exterminou o exército do rei da Assíria, que levantou acampamento e partiu.

“Existe apenas um só Deus. Não existem vários deuses”, afirmou Dom Odilo, enfatizando que, quando invocado, Deus intervém no momento certo, nem sempre da maneira que se espera, mas ele se manifesta.

AMEAÇA INVISÍVEL

“Nós, hoje, somos chamados a renovar a nossa confiança em Deus. Estamos sendo atacados, não por 180 mil soldados, com suas armas, mas por um exército enorme de um vírus que nem enxergamos e conseguimos combater. Vamos pedir a Deus com toda confiança para que sejamos livres dessa ameaça, dessa angústia, desse ‘cerco’ que nos está sendo feito e pôs o mundo inteiro em pânico, em confusão, destruiu economia, introduzindo pobreza… Portanto, é uma ameaça muito grande”, manifestou o Arcebispo. 

No fim da missa, o Cardeal recordou que nesta quarta-feira, 24, a Igreja celebra a Solenidade da Natividade de São João Batista, “grande santo, profeta, precursor de Jesus Cristo”.

Dom Odilo recordou que na Arquidiocese há muitas paróquias e comunidades dedicadas a esse santo e convidou os fiéis a acompanharem as celebrações que serão transmitidas pelas mídias digitais ao longo do dia.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários