Dom Odilo dialoga com comunicadores da Arquidiocese de São Paulo

Na manhã da quinta-feira, 4, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, reuniu-se com os profissionais dos meios de comunicação da Arquidiocese e com os padres e leigos das equipes de Pastoral da Comunicação das regiões episcopais.

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Também participaram do encontro o Padre Michelino Roberto, diretor do jornal O SÃO PAULO e da rádio 9 de Julho, e o Padre Luiz Claudio de Almeida Braga, Assistente Eclesiástico Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação.

O Arcebispo Metropolitano procurou saber detalhes sobre a dinâmica de trabalhos nos meios de comunicação da Arquidiocese, bem como da atuação da Pastoral da Comunicação em âmbito arquidiocesano, regional e paroquial.

Avanços no jornal e na rádio

Padre Michelino detalhou as mudanças mais recentes na grade de programação da rádio 9 de Julho, as quais têm proporcionado aos ouvintes conteúdos informativos e formativos sobre a Igreja Católica, bem como atualizações de temas da sociedade, sempre na perspectiva para a promoção do bem estar das famílias e da dignidade humana como um todo.

O Sacerdote também destacou a maior incidência do jornal O SÃO PAULO na internet – via site e redes sociais –, mantendo o compromisso de formar e informar sob a ótica cristã.

Dom Odilo lembrou que a missão dos meios de comunicação da Arquidiocese é a de sempre estar a serviço da vida e da missão da Igreja, devendo, assim, dar visibilidade às boas iniciativas do ambiente eclesial e de testemunho da fé.

O Arcebispo Metropolitano comentou ainda sobre o zelo com o processo produtivo dos meios, uma vez que o evento hoje transformado em notícia, amanhã se tornará referência para a consulta a respeito de um momento histórico.

Dom Odilo explicou que não se deve descuidar de uma linguagem própria ao universo católico, a fim de que as mídias da Arquidiocese ajudem a apresentar corretamente à opinião pública os conceitos sobre a Igreja. “A linguagem deve ser coerente com aquilo que somos enquanto Igreja e com aquilo que cremos”, afirmou.

Pascom

Ao falar sobre a Pastoral da Comunicação, o Padre Luiz Claudio lembrou que em todas as regiões episcopais a atuação dessa Pastoral está articulada e se mostrou fundamental ao longo da atual pandemia não só para a transmissão das celebrações pelas plataformas on-line, mas, também, para orientar as demais pastorais e as múltiplas iniciativas eclesiais que foram feitas remotamente.

Representantes dos grupos da Pascom nas regiões episcopais detalharam como tem se dado a atuação dessa Pastoral, que, conforme relataram, está estruturada na maioria das paróquias, tem se colocado a serviço das demais pastorais e ajudado as paróquias na montagem e gestão de conteúdos em seus sites e redes sociais, além do envio de materiais colaborativos para o jornal e a rádio da Arquidiocese.

Uma das preocupações é com a boa formação dos agentes, não só nos aspectos técnicos  para a produção e gestão de conteúdos, mas também com a espiritualidade do comunicador.

Ao fim do encontro, Dom Odilo destacou que os meios e iniciativas de comunicação na Arquidiocese não podem ser pensados isoladamente e disse que duas palavras-chaves não podem ser esquecidas: interação e colaboração.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter