Dom Odilo fala sobre a atenção com os pobres e da atuação das mulheres na Igreja

Temas foram tratados pelo Arcebispo Metropolitano em programa na rádio 9 de Julho

Foto: Luciney Martins/ O SÃO PAULO

No programa “Encontro com o Pastor”, da terça-feira, 16, na rádio 9 de Julho, o Cardeal Odilo Pedro Scherer recordou as duas santas cuja memória litúrgica se celebra nesta data: Santa Margarida, que viveu no século XI e foi rainha da Escócia; e Santa Gertrudes, cuja vida foi a maior parte do tempo na clausura, como consagrada, na Alemanha, no século XIII.

Dom Odilo enfatizou que essas santas, como outras ao longo da história, tiveram grande influência nas ações da Igreja e ajudaram-na a superar momentos de dificuldade e se reorientar para o centro daquilo que é a vida da Igreja: o Evangelho e a centralidade em Deus.

O Arcebispo ressaltou que também hoje as mulheres ajudam a dinamizar a vida da Igreja em todos os sentidos e são indispensável para iniciar as novas gerações na fé cristã: “Elas passam a fé para os filhos, também participam nas comunidades, são catequistas, ministras, promovem a caridade e tantas iniciativas. A Igreja conta muito com as mulheres”.

Atenção aos pobres

O Cardeal Scherer também ressaltou as muitas ações realizadas no domingo, 14, por ocasião do Dia Mundial dos Pobres.  

“É nossa missão olhar pelos pobres, ter sensibilidade em relação a eles; e também ajudar a edificar no mundo, na sociedade, uma economia que seja menos injusta para os pobres, que não impeça os pobres de saírem da miséria”, disse, recordando em especial a condição das pessoas em situação de rua e daqueles que vivem na periferia da cidade.

Ele exortou que aqueles que ocupam cargos públicos, empresários e de todos que movimentam a economia pensem em maneiras para dar melhor dignidade de vida às pessoas mais pobres. “Que isso não seja só lembrado uma vez por ano, mas que seja uma preocupação constante da solidariedade social, da justiça social em relação a todos os que estão na pobreza e na miséria”.

Assembleia Eclesial

Por fim, o Arcebispo pediu que todos estejam atentos ao início da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, no domingo, 21, na Cidade do México, na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, reunindo bispos, padres, diáconos religiosos e leigos, alguns presencialmente, outros de modo on-line. Os trabalhos seguirão até o dia 28 deste mês.

“Que Deus abençoe toda Igreja presente neste nosso imenso continente, com a variedade de povos, culturas, situações. É um povo que crê, que ama Deus, ama Nossa Senhora. Um povo que tem alegria de se unir aos cristãos, aos católicos de todo mundo. Está unido aos seus bispos, ao Papa Francisco e, assim, leva a frente a missão da Igreja em cada lugar”.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA DE 16 DE NOVEMBRO

(Colaborou: Júlia Cabral)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários