Ao retornar ao Brasil após viagem a Roma para participar do consistório convocado pelo Papa Francisco, Dom Odilo conversou com os ouvintes da rádio 9 de Julho em seu programa “Encontro com o Pastor”, na sexta-feira, 2.
CONSISTÓRIO E CÚRIA ROMANA
Sobre a reunião do Papa com os cardeais do todo o mundo, o Arcebispo lembrou a reforma da Cúria Romana, destacada pelo Pontífice, que “quis ouvir novamente os cardeais sobre este projeto de renovação da Cúria Romana, que é o conjunto de organismos de governo do Papa para toda a Igreja”.
Dom Odilo ressaltou que os trabalhos da Cúria Romana são sempre orientados para servir o bem da vida da Igreja, e que a renovação proposta pela constituição apostólica Praedicate Evangelium também deverá acontecer nas dioceses em todo o mundo, com vistas a “um espírito de verdadeira colaboração e de serviço ao Evangelho para o bem do povo de Deus”.
Sobre a reunião do Pontífice com os cardeais, Dom Odilo destacou que “o Papa esteve muito bem e presente o tempo todo”, mostrando-se alegre e ciente de como conduz as coisas da Igreja. O Arcebispo de São Paulo pediu aos fiéis que continuem a rezar pelo Papa, “para que ele possa continuar, com a graça do Espírito Santo, a conduzir a Igreja”.
MÊS DA BÍBLIA
Dom Odilo abordou o tema da Palavra de Deus, recordado pela Igreja no Brasil durante este mês de setembro. “Queremos honrar de maneira toda especial a Palavra de Deus, aprender dela, ler e nos alimentar dela”, afirmou.
O Arcebispo ressaltou que, segundo estes passos de escuta e aprendizado da Palavra, “ela nos forma e nos faz crescer no caminho de Deus, e nos faz compreender mais e mais o desejo de Deus, e, sobretudo, o grande amor que Deus tem para conosco.”
59a ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB
Dom Odilo falou ainda sobre a Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu em Aparecida (SP) até a sexta-feira, 2. Ele mencionou o comemorativo que aconteceu na noite da quinta-feira, dia 1, recordando e celebrando os 70 anos da CNBB, quando foi mostrada toda a história da conferência: “Ela está contribuindo para a evangelização, para que a Palavra de Deus chegue, para que a orientação da Igreja chegue a todos os recantos do nosso imenso Brasil”.
Dom Odilo também comentou as atividades que ocorreram na sexta-feira, como a continuação das reflexões sobre as orientações pastorais da CNBB para os próximos anos. E destacou que a sinodalidade foi o ponto principal desta assembleia: “Uma Igreja Sinodal, que caminha junto e procura colaborar, na qual todos fazem a sua parte, cada um contribui com o seu dom para o bem e para a vida e a missão da Igreja”.
SÍNODO ARQUIDIOCESANO
Por fim, Dom Odilo recordou que um novo momento do sínodo arquidiocesano será iniciado no sábado, dia 3, com o começo dos trabalhos das comissões temáticas que elaborarão propostas concretas para o sínodo.
O Arcebispo pontuou que será um momento em que as comissões pensarão em “como traduzir o tema do Sínodo em realidade, em caminho novo”.
“Nossa Arquidiocese precisa dar um passo avante na dimensão missionária, para que a Palavra de Deus chegue a todos e a ação da Igreja possa envolver mais e mais o povo de Deus, sobretudo para que, na cidade de São Paulo, nós sejamos mais e melhor discípulos-missionários de Jesus Cristo”, concluiu.