À rádio 9 de Julho, Dom Odilo fala sobre o perfil de Leão XIV e a missão do Papa

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na manhã da sexta-feira, 16, o Cardeal Odilo Pedro Scherer participou ao vivo do programa “Construindo Cidadania”, da rádio 9 de Julho, apresentado por Cidinha Fernandes e pelo Padre Cido Pereira. 

A entrevista marcou o retorno do Arcebispo Metropolitano de sua viagem à Romapara participar do Conclave que elegeu o Papa Leão XIV, sucessor de Francisco, morto em 21 de abril. 

Em cerca de uma hora de conversa, Dom Odilo compartilhou suas impressões sobre o novo Pontífice, refletiu sobre os rumos da Igreja e destacou os desafios do tempo presente.

A ESCOLHA DO NOME ‘LEÃO XIV’

Ao ser perguntado sobre o nome escolhido pelo novo Papa, Dom Odilo recordou que Leão XIV se inspirou em Leão XIII, Pontífice do final do século XIX, conhecido especialmente pela publicação da encíclica Rerum novarum, que inaugurou a Doutrina Social da Igreja. 

Segundo o Cardeal, o novo Papa vê um paralelo entre os desafios da Revolução Industrial enfrentados por Leão XIII e os dilemas do mundo atual, marcados pela revolução digital.

“Vivemos uma nova revolução industrial — a da tecnologia, da informática e da inteligência artificial. O Papa Leão XIV sinaliza que quer olhar com atenção os novos problemas sociais e humanos gerados por esse contexto”, explicou Dom Odilo.

Questionado sobre o perfil do novo Pontífice, o Arcebispo destacou que, embora cada Papa tenha sua personalidade, a missão é a mesma: “É a missão de Jesus Cristo, que Francisco exerceu à sua maneira, e que Leão exercerá do seu jeito, mas com a mesma essência. A missão da Igreja é permanente”.

Vatican Media

A ESPIRITUALIDADE DO PAPA

Dom Odilo também compartilhou detalhes sobre a trajetória de vida do Papa Leão XIV, e recordou sua presença em São Paulo, em 2006, por ocasião da beatificação do Padre Mariano de la Mata, na Catedral da Sé.

Sobre as qualidades humanas e espirituais do novo Papa, Dom Odilo destacou sua formação sólida e seu espírito pastoral. 

“Ele tem uma ótima formação teológica e filosófica. É uma pessoa simples, afável, direta. Tem uma espiritualidade muito sólida, com forte marca agostiniana. No segundo dia após a eleição, foi rezar no Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho e visitou o túmulo de Santa Mônica.”, recordou. 

Sobre os desafios que Leão XIV enfrentará, Dom Odilo ressaltou que o Papa colocará os pés no chão de sua nova missão, e afirmou que Leão XIV é um homem de visão ampla, com grande experiência e espiritualidade. “A evangelização continua sendo prioridade, assim como o processo de sinodalidade, a atenção aos pobres, aos migrantes, aos novos marginalizados da sociedade digital.”

INÍCIO DO PONTIFICADO

Na entrevista, Dom Odilo convidou todos os fiéis a acompanharem, pelos meios de comunicação, no domingo, 18 de maio, às 5h (horário de Brasília), a Missa de Início do Pontificado de Leão XIV na Praça São Pedro, um rito solene de acolhida litúrgica que inclui a entrega do Anel do Pescador e a posse simbólica das basílicas papais.

Encerrando a entrevista, o Arcebispo de São Paulo destacou a fé da Igreja na ação do Espírito Santo na eleição do Papa. “Nós rezamos ao Espírito Santo para que iluminasse os cardeais. Agora, cremos que Ele nos deu este Papa. Cabe a nós acolhê-lo, apoiá-lo e participar de sua missão.”

Acompanhe o programa completo aqui:

Deixe um comentário