Dom Odilo: Jesus não tem apenas uma aparência humana, é verdadeiramente homem

Cardeal Odilo Scherer (Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

No programa “Encontro com o Pastor”, da terça-feira, 28, na rádio 9 de Julho, o Cardeal Odilo Pedro Scherer destacou a verdade teológica da Encarnação e vida de Cristo.

O Arcebispo de São Paulo ressaltou que Jesus assumiu a condição humana e viveu todas as suas etapas. “O nascimento, a infância, adolescência, juventude, a idade adulta, até ser o pregador do Evangelho e depois ser acusado perante as autoridades, ser condenado a morte e morrer, ressuscitar e se elevar ao Céu. Nós olhamos o mistério do Natal no conjunto do mistério de Jesus Cristo”, comentou.

O Cardeal explicou, ainda, que a Teologia ensina que o Filho de Deus que se fez homem e assumiu a humanidade não apenas uma aparência humana, mas é verdadeiramente homem. “Sobre isso, houve muitas discussões nos primeiros séculos do cristianismo, concílios para debater e estabelecer finalmente o que é a fé da Igreja professa em relação a Jesus Cristo”, sublinhou.

Recordando o Credo Niceno-constantinopolitano, Dom Odilo destacou que nele estão mais explicitados os artigos da fé segundo os assuntos debatidos naquela pelos grandes concílios, fundamentados nos Evangelhos e demais textos do Novo Testamento, como: “Creio em um só Senhor Jesus Cristo, filho unigênito de Deus” … “Filho unigênito de Deus”… “Gerado não criado… Nascido do Pai antes de todos os séculos … “Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro”… “São expressões fortes que têm um significado importantíssimo para dizer Jesus é o filho de Deus, unido a Deus desde sempre. Deus não é uma solidão, mas é Trindade”, completou o Cardeal.

 “Vivamos esses dias na oração, na contemplação do mistério da encarnação, da humanidade do nosso Deus, e dos fatos que foram envolvendo o Natal de Jesus e o significado de Jesus para nós”, exortou o Arcebispo.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários