Dom Odilo: ‘Jesus veio chamar a todos para que participem do Reino de Deus’

Reprodução

Na manhã da terça-feira, 26, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu missa na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e as mídias sociais da Arquidiocese de São Paulo.

Na homilia, o Arcebispo de São Paulo recordou o Evangelho do dia (Lc 13,18-21), em que Jesus, nas parábolas, compara o Reino de Deus a uma semente de mostarda e ao fermento.

“Coisas pequenas e que parecem não ter valor, mas tem um grande valor. A semente contém vida e uma vez semeada em terra boa, desabrocha e produz uma planta, ramos, folhas, flores e frutos e assim também é o fermento que produz o pão saboroso”, disse o Cardeal.

Dom Odilo salientou que Jesus apresenta o Reino de Deus dessa forma, pois muitos não dão valor e não percebem que apesar de parecer pequenino, transforma a humanidade como a semente acolhida no coração de cada fiel e que produz muitos frutos.

“Jesus poderia ter implantado o Reino de Deus com força e poder, de modo que os inimigos caíssem por terra e desaparecessem, mas assim desapareceria também a liberdade e a participação do homem. Jesus veio chamar a todos para que participem, se interessem e acolham o Reino de Deus e assim mudem e transformem suas vidas”, disse Dom Odilo.

ESPERANÇA

O Arcebispo de São Paulo também recordou a primeira leitura (Rm 8,18-25), em que o Apóstolo Paulo apresenta a esperança, salientando que os sofrimentos do tempo presente não vão se comparar com aquilo que há de vir.

Dom Odilo salientou que Paulo alerta também sobre a criação que é perecível, pois neste mundo nada é perfeito ou eterno, pois a criação está gemendo como em dores de parto.

“Jesus já realizou a salvação da humanidade, mas essa salvação ainda não se manifesta plenamente aqui. Por isso, devemos buscá-la com toda perseverança e esperança, na medida da nossa perseverança na fé, no caminho de Jesus e do Evangelho, sem desânimo e sem desistir”, reiterou.

O Cardeal concluiu reforçando que o tesouro está há espera daqueles que buscam a salvação, mas ainda não está nas mãos:  “Somos chamados neste mundo a fazer bem a nossa parte, para termos participação no fruto da esperança que foi preparado por Jesus para nós”, concluiu.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários