Dom Odilo: o Advento é ocasião para testemunhar a presença do Reino de Deus no mundo

Na missa da sexta-feira, 3, o Cardeal Odilo Pedro Scherer ressaltou que, por meio do anúncio do Evangelho e das obras de caridade e misericórdia a Igreja continua a realizar a ação salvadora de Cristo na humanidade.

O Arcebispo de São Paulo presidiu a Eucaristia na Capela da sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja comemora a memória litúrgica de São Francisco Xavier, padroeiro das missões. Nascido na Espanha, em 1506, estudou em Paris, na França e ingressou na Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola. Foi ordenado Sacerdote em Roma, em 1537, dedicando-se às obras de caridade. Partindo em 1541 para o Oriente, durante dez anos evangelizou, incansavelmente, a Índia e o Japão, convertendo multidões à fé cristã. Morreu em 1552, na ilha chinesa de Sancião.

No início da celebração, Dom Odilo invocou a intercessão deste santo por todos os missionários que anunciam o Evangelho mundo afora.

Sinal dos tempos

Na homilia, o Cardeal meditou a partir das leituras da liturgia da primeira semana do Advento, destacando que, na primeira leitura (Is 29,17-24), o profeta Isaías anuncia que “os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras”, referindo-se ao socorro de Deus aos humilhados e necessitados, sinal dos temos messiânicos.

O Arcebispo explicou que Jesus é quem realizada aquilo que o profeta anunciara, como destaca o Evangelho do dia (Mt 9,27-31), que narra a cena dos dois cegos que seguiram o Senhor, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!”

Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Diante da resposta afirmativa dos dois cegos, o Senhor tocou seus olhos e os curou.

Missão da Igreja

Dom Odilo ressaltou que, ainda hoje, Jesus continua a realizar suas obras por meio da ação da Igreja, que testemunha ao mundo a presença do Reino de Deus.

Nesse sentido, o Arcebispo afirmou que o tempo do Advento é ocasião oportuna para cada cristão indagar-se se está fazendo a sua parte para a manifestação do Reino de Deus no mundo.

“Queremos que Deus, presente em nosso meio, transforme a realidade humana também por meio das celebrações do Natal e demais festas religiosas, testemunho daquilo que cremos, assim como as nossas obras”, acrescentou o Cardeal.   

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários