Dom Odilo participa da abertura da semana de lives solidárias pelo Dia Mundial dos Pobres

‘Durante estes dias, é importante que os pobres sejam trazidos para a cena’, ressaltou o Arcebispo Metropolitano

Foto: Reprodução da internet

Ao longo desta semana, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo e o Núcleo Regional da Caritas na Região Ipiranga realizam uma série de lives relativas à ao V Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrada pela Igreja em todo o mundo, no domingo, dia 14.

Este ano, a mensagem enviada pelo Pontífice para essa comemoração tem como tema “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7).

A  primeira live solidária aconteceu na noite da terça-feira, 9, com a participação do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano; e os professores da PUC-SP, Rosana Manzini e Cônego Antônio Manzatto, com mediação do Frei José Maria Mohomed Júnior, Coordenador Regional de Pastoral.

CLIQUE E ASSISTA A ÍNTEGRA DA LIVE

Dar voz aos pobres

O Arcebispo comentou, inicialmente, que no Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco convida a todos para refletir sobre a realidade dos pobres e aquilo que pode ser feito por eles.

Dom Odilo recordou que o tema deste ano faz lembrar que todos os dias é possível fazer o bem em favor dos mais pobres: “É nosso dever como cristãos imitar a Jesus com extremo cuidado e extrema atenção com os pobres”, ressaltou, alertando porém para atitudes a serem evitadas: “não pode acontecer é nossa insensibilidade, que nos acostumemos com essa situação, que não sintamos dor de consciência havendo tanta miséria e pobreza ao nosso redor”.

“Durante estes dias, é importante que os pobres sejam trazidos para a cena. Os pobres muitas vezes são escondidos e não aparecem. É preciso que apareçam nas situações de pobreza, que estão em nossas ruas, nos nossos bairros. É preciso dar voz para os pobres”, lembrou Dom Odilo, apontando que igual destaque deve ser dado aos que promovem iniciativas em favor dos mais pobres “Também devemos ouvi-los, para que eles possam falar e dizer das questões e diversas situações”.

Por fim, o Cardeal Scherer desejou que a temática em relação aos pobres não seja destacada apenas na data do Dia Mundial dos Pobres, mas que reverbere na tomada de consciência para que todos se questionem sobre o que podem fazer em favor daqueles que mais vulneráveis na sociedade e reflitam sobre o porquê da existência de tanta pobreza e o que pode ser feito para modificar esta realidade, além de sempre lembrar que “os pobres não são uma ideia. São pessoas concretas em situações concretas: crianças, mulheres, homens, pessoas idosas, pessoas angustiadas, pessoas eventualmente até desnutridas e carentes de tantas coisas. Que o Dia Mundial dos Pobres nos sensibilize diante da situação e da causa dos pobres”, exortou.

Em toda a Arquidiocese

Ao longo desta semana, em toda a Arquidiocese de São Paulo, haverá iniciativas da Caritas Arquidiocesana, das regiões episcopais, coordenações pastorais e paróquias em favor dos mais pobres e de conscientização sobre a realidade em que vivem. Informe-se nas redes sociais de sua paróquia ou das regiões episcopais.

Próximas lives solidárias

Nas lives solidárias nas redes sociais da Caritas Arquidiocesana de São Paulo e da Região Ipiranga há canais para contribuir com doações para auxiliar as 300 famílias que estão morando no “Galpão do Ipiranga”.

Na quarta-feira, 10, a live teve como tema “Obras de fé”, com a participação de Dom Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Referencial para as Pastorais Sociais; Padre Marcelo Maróstica, Coordenador da Caritas Arquidiocesana de São Paulo; Padre Lorenzo Nachelli, Coordenador do Arsenal da Esperança; Ricardo Frugoli, da Massaria Social. A mediação foi do Padre Jorge Bernardes.

CLIQUE E ASSISTA A LIVE DA QUARTA-FEIRA

Na quinta-feira,11, acontece a última das lives, das 20h às 21h30. No domingo, haverá uma grande ação de arrecadação. Veja detalhes abaixo.

(Colaborou: Flavio Rogério Lopes)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários