Dom Odilo participa da abertura da semana de lives solidárias pelo Dia Mundial dos Pobres

‘Durante estes dias, é importante que os pobres sejam trazidos para a cena’, ressaltou o Arcebispo Metropolitano

Dom Odilo participa da abertura da semana de lives solidárias pelo Dia Mundial dos Pobres
Foto: Reprodução da internet

Ao longo desta semana, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo e o Núcleo Regional da Caritas na Região Ipiranga realizam uma série de lives relativas à ao V Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrada pela Igreja em todo o mundo, no domingo, dia 14.

Este ano, a mensagem enviada pelo Pontífice para essa comemoração tem como tema “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7).

A  primeira live solidária aconteceu na noite da terça-feira, 9, com a participação do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano; e os professores da PUC-SP, Rosana Manzini e Cônego Antônio Manzatto, com mediação do Frei José Maria Mohomed Júnior, Coordenador Regional de Pastoral.

CLIQUE E ASSISTA A ÍNTEGRA DA LIVE

Dar voz aos pobres

O Arcebispo comentou, inicialmente, que no Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco convida a todos para refletir sobre a realidade dos pobres e aquilo que pode ser feito por eles.

Dom Odilo recordou que o tema deste ano faz lembrar que todos os dias é possível fazer o bem em favor dos mais pobres: “É nosso dever como cristãos imitar a Jesus com extremo cuidado e extrema atenção com os pobres”, ressaltou, alertando porém para atitudes a serem evitadas: “não pode acontecer é nossa insensibilidade, que nos acostumemos com essa situação, que não sintamos dor de consciência havendo tanta miséria e pobreza ao nosso redor”.

“Durante estes dias, é importante que os pobres sejam trazidos para a cena. Os pobres muitas vezes são escondidos e não aparecem. É preciso que apareçam nas situações de pobreza, que estão em nossas ruas, nos nossos bairros. É preciso dar voz para os pobres”, lembrou Dom Odilo, apontando que igual destaque deve ser dado aos que promovem iniciativas em favor dos mais pobres “Também devemos ouvi-los, para que eles possam falar e dizer das questões e diversas situações”.

Por fim, o Cardeal Scherer desejou que a temática em relação aos pobres não seja destacada apenas na data do Dia Mundial dos Pobres, mas que reverbere na tomada de consciência para que todos se questionem sobre o que podem fazer em favor daqueles que mais vulneráveis na sociedade e reflitam sobre o porquê da existência de tanta pobreza e o que pode ser feito para modificar esta realidade, além de sempre lembrar que “os pobres não são uma ideia. São pessoas concretas em situações concretas: crianças, mulheres, homens, pessoas idosas, pessoas angustiadas, pessoas eventualmente até desnutridas e carentes de tantas coisas. Que o Dia Mundial dos Pobres nos sensibilize diante da situação e da causa dos pobres”, exortou.

Em toda a Arquidiocese

Ao longo desta semana, em toda a Arquidiocese de São Paulo, haverá iniciativas da Caritas Arquidiocesana, das regiões episcopais, coordenações pastorais e paróquias em favor dos mais pobres e de conscientização sobre a realidade em que vivem. Informe-se nas redes sociais de sua paróquia ou das regiões episcopais.

Próximas lives solidárias

Nas lives solidárias nas redes sociais da Caritas Arquidiocesana de São Paulo e da Região Ipiranga há canais para contribuir com doações para auxiliar as 300 famílias que estão morando no “Galpão do Ipiranga”.

Na quarta-feira, 10, a live teve como tema “Obras de fé”, com a participação de Dom Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Referencial para as Pastorais Sociais; Padre Marcelo Maróstica, Coordenador da Caritas Arquidiocesana de São Paulo; Padre Lorenzo Nachelli, Coordenador do Arsenal da Esperança; Ricardo Frugoli, da Massaria Social. A mediação foi do Padre Jorge Bernardes.

CLIQUE E ASSISTA A LIVE DA QUARTA-FEIRA

Na quinta-feira,11, acontece a última das lives, das 20h às 21h30. No domingo, haverá uma grande ação de arrecadação. Veja detalhes abaixo.

Dom Odilo participa da abertura da semana de lives solidárias pelo Dia Mundial dos Pobres

Dom Odilo participa da abertura da semana de lives solidárias pelo Dia Mundial dos Pobres

(Colaborou: Flavio Rogério Lopes)

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter