Dom Odilo preside missa no Encontro Nacional de Formação da RCC Brasil

RCC Brasil

Uma exortação a não se amedrontar! Esta foi a mensagem central do Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, na missa presidida na noite do sábado, 27, durante o Encontro Nacional Formação da RCC Brasil 2024.

Dom Odilo iniciou sua homilia destacando a importância de a Renovação Carismática Católica cumprir o que é próprio de sua identidade: “Quero encorajar vocês que continuem a realizar sua missão (…). Com a ajuda de Deus, ir ao encontro das pessoas. Levar o Querigma para aqueles que estão longe da Igreja e que se afastaram. Vocês têm essa capacidade de ir!”.

Citando a liturgia deste sábado, o Cardeal falou sobre quando Davi caiu no pecado do adultério e indagou se cada um teria a mesma atitude do profeta Natan. “Nós somos rápidos em julgar e executar. E o que faz Deus? Deus perdoa! Ele perdoa quando vê sinceridade de coração e mantém a sua graça a Davi”, disse.

Passando para a reflexão do Evangelho, Dom Odilo afirmou que a passagem da tempestade acalmada pode ser uma parábola do que é a vida de cada um e da Igreja: “A tempestade, o vento, as ondas, o medo dos apóstolos de afundarem mostram as lutas que devemos enfrentar todos os dias em nossa vida. Os apóstolos tentaram enfrentar a tempestade sozinhos e não conseguiram, mas lembraram que Jesus estava com eles. E o que é esse processo de falar com Jesus? É o processo de conversão, de voltar à Palavra de Deus e à oração. Jesus é o único capaz de não nos deixar naufragar!” afirmou o Cardeal Odilo Scherer.

O Cardeal também exortou aos participantes que não tentem resolver os problemas e tempestades da vida e da Igreja sozinhos. “Quando queremos resolver as coisas por nossa conta, ficamos cheios de pavor!”, exclamou.

Em seguida, Dom Odilo salientou a importância de a Igreja caminhar toda em unidade e comunhão. Ele destacou ainda que “quando a Igreja não está em comunhão, ela não está como Jesus quer” e que mesmo quando a Igreja peca como Davi, o Espírito Santo volta a reconduzi-la. “O Espírito Santo não abandona sua esposa, Ele não abandona a Igreja”, finalizou.

ENF 2024

O Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF) é um momento de profunda oração, formação geral e específica e escuta profética. Outro aspecto muito importante é a partilha dos projetos e serviços em andamento e das Moções Proféticas que direcionam os trabalhos do Movimento em todas as instâncias.

Fonte: RCC Brasil

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários