Dom Odilo presidirá missa na Catedral da Sé no bicentenário da Independência do Brasil

Celebração eucarística será às 12h da quarta-feira, 7 de setembro

Bandeira do Brasil
Reprodução

Na quarta-feira, 7 de setembro, às 12h, na Catedral da Sé, o Cardeal Odilo Pedro Scherer preside a Missa pela Pátria e pelo Povo Brasileiro, também em ação de graças pelo Bicentenário da Independência do Brasil.

A celebração contará com a presença de representantes da sociedade civil, autoridades públicas e o povo de Deus na Arquidiocese de São Paulo, que ouvirão as badaladas do carrilhão de 61 sinos da Catedral, em recordação a este momento histórico. 

A Missa pela Pátria é prevista na liturgia entre os textos das “Missas para Diversas Circunstâncias”, por meio das quais o povo de Deus oferece orações e súplicas por realidades específicas da Igreja e da sociedade. Uma das orações feitas nesta celebração, pede a Deus que acolha “as súplicas que fazemos pela nossa pátria, para que sejam consolidadas a concórdia e a justiça pela sabedoria dos governantes e pela honestidade do povo, trazendo-nos paz e prosperidade”. 

PERTENÇA À PÁTRIA 

Em artigo publicado no jornal O SÃO PAULO em 2 de setembro de 2020, Dom Odilo sublinhou que: “A pertença a uma pátria chama em causa imediatamente as relações com um povo, do qual alguém é membro e com o qual se sente comprometido”.  

“O cristão também necessita e tem o direito a uma pátria. Ao mesmo tempo, ele sabe que a sua pátria neste mundo ainda é provisória, que se encontra na condição de peregrino, a caminho da pátria definitiva. Também sabe, porém, que durante esta vida, ele deve ser cidadão e envolver-se ativamente na promoção do bem comum do seu povo e de sua pátria, e que ele próprio também possui o direito à cidadania plena”, acrescentou o Arcebispo. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários