Dom Odilo ressalta que é preciso ter cuidado com os que promovem divisões na Igreja

Cardeal Scherer lembrou os ensinamentos de Santo Inácio de Antioquia no ‘Encontro com o Pastor’, na rádio 9 de Julho

Luciney Martins /O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, no programa “Encontro com o Pastor”, da terça-feira, 18, na rádio 9 de Julho, falou sobre um antigo, mas sempre atual perigo: a divisão na Igreja.

“Nós ouvimos com certa frequência comentários sobre a Igreja que deixam as pessoas perplexas. Comentários, por exemplo, sobre a verdadeira Igreja. Qual a verdadeira Igreja? E se começa a pôr dúvida se o Papa é o verdadeiro papa, se os bispos são verdadeiros, em quais bispos se pode confiar ou não, quais os padres que dá para confiar e quais os que não dá”, observou.  

Na sequência, o Arcebispo destacou que tal tentativa de distinção é perigosa e pode levar a divisões vistas desde o início do Cristianismo, como já alertava Santo Inácio de Antioquia, no início do século II, quando muitos fiéis cristãos se preocupavam apenas em seguir um pregador em específico e se afastavam do verdadeiro ensinamento dos Apóstolos.

O Arcebispo recordou que Santo Inácio chamava muito a atenção dos fiéis a elementos da unidade, pois “na Igreja de Jesus Cristo existe naturalmente os fundamentos da fé, que são o próprio Deus, a Palavra de Deus, a pregação dos Apóstolos, a Eucaristia e a comunidade, que permanece unida na doutrina dos Apóstolos, na fração do Pão – que era tanto a Caridade quanto a Eucaristia – e nas orações”.

Dom Odilo, por fim, recomendou aos fiéis que tomem cuidado com os que promovem divisões na Igreja e que não se deixem levar por aqueles que se opõem ao Papa e colocam em xeque a unidade cristã.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários