Na noite do sábado, 16, dezenas de fiéis se reuniram na Paróquia Santa Adélia, no Jardim Santa Adélia, para festejar sua padroeira. O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a Eucaristia, que foi concelebrada pelos Padres Jonatas Mariotto, Pároco, e Nicoló Stauble, Vigário Paroquial.
Na homilia, o Arcebispo Metropolitano recordou a história Santa Adélia ou Adelaide, como também e conhecida: “Destacou-se por sua piedade, fé e caridade, e com o cuidado que teve com o povo. Uma rainha que cuidou do seu povo como uma verdadeira pastora, e é o que se esperaria de um governante: que cuidasse bem do seu povo, dos pobres, dos doentes, dos idosos”.
Dom Odilo também lembrou que há outros governantes, reis e rainhas que se tornaram santos. “São reconhecidos como santos e santas da Igreja, foram leigos e exerceram bem sua parte, sua missão com fé, com temor de Deus e caridade”. Ele salientou que o caminho de santidade é para todos.
Sobre as leituras referentes ao 3º Domingo do Advento, o Prelado exortou os fiéis a se prepararem para a vinda do Senhor. “Em cada pessoa, Ele vem ao nosso encontro; e nós devemos estar prontos para acolhê-lo. E vem ao nosso encontro quando ouvimos sua Palavra, quando celebramos a Eucaristia”. O Arcebispo ressaltou que o Advento é um tempo de esperança alegre.
Dom Odilo recordou a Carta de São Paulo aos Tessalonicenses e incentivou a todos a estarem vigilantes na oração e a viverem a alegre expectativa para a vinda do Senhor. “Pés no chão, olhar para o encontro de Deus, e ocupados em fazer o bem, cumprindo nossos deveres, é assim que o cristão deve viver”, exortou.
Ao final da celebração, os fiéis saíram em procissão com a imagem de Santa Adélia pelas ruas do bairro.
Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém