Dom Odilo: ‘São Marcos é breve, mas incisivo nas suas descrições’

Comentou o Arcebispo de São Paulo em seu programa diário de rádio

Dom Odilo: 'São Marcos é breve, mas incisivo nas suas descrições'

No programa “Encontro com o Pastor”, da segunda-feira, 25, na rádio 9 de Julho, o Cardeal Odilo Pedro Scherer comentou sobre o evangelista São Marcos, cuja memória litúrgica é celebrada neste dia.

O Arcebispo de São Paulo aponta que embora breve, Marcos – autor do segundo evangelho – é muito observador. “Em poucos traços, descreve muita coisa e por isso o evangelista Marcos é muito característico”.

Registros históricos apontam São Marcos como companheiro de São Paulo na pregação do Evangelho. Porém, assim como o Apostolo dos Apóstolos, não aprendeu diretamente com Cristo e sim dos apóstolos.

“São Marcos é breve, mas incisivo nas suas descrições. O final de seu Evangelho, capítulo 16, é um breve resumo das aparições de Jesus, em que há uma característica interessante. Cristo repreende os apóstolos por causa da incredulidade dele, porque não quiseram crer naqueles que o tinham visto ressuscitado dos mortos. Jesus pede, no entanto, aos mesmos apóstolos, que eles anunciam o Evangelho. Que eles vão pelo mundo todo, anunciem a toda criatura o Seu Evangelho, de maneira que, apesar da fraqueza, da incredulidade, da inconstância dos apóstolos, Jesus confia a eles a grande missão.”

59ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

Até sexta-feira, 29, acontece, de forma on-line, a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nela, os prelados irão tratar sobre da Igreja no Brasil, o serviço dos bispos, a reflexão sobre a vida do povo, a missão da Conferência diante dos problemas e dos desafios do povo.

“Como pastores, nós temos que dizer uma palavra de ajuda, de orientação, uma palavra que ilumine também as realidades do nosso país, as situações pelas quais o povo passa”, disse Dom Odilo, lembrando a importância dos posicionamentos do episcopado brasileiro principalmente em um ano de eleições.

MÊS MARIANO

O Cardeal lembra ainda sobre a realização da Romaria Arquidiocesana a Aparecida, que acontecerá no próximo domingo, 1o de maio.

No mesmo dia, acontecerá a ordenação episcopal do novo bispo auxiliar de São Paulo, o Monsenhor Rogério das Neves, às 15h30, em São José dos Campos (SP).

Dom Odilo pede orações pelo mês de Nossa Senhora, pois acontecerão, ainda, a abertura da assembleia do sínodo arquidiocesano e a ordenação de outro bispo auxiliar, o Monsenhor Cícero Alves de França, no dia 8, às 15h, na Catedral da Sé.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

Deixe um comentário