Na segunda-feira, 2 de fevereiro, completam-se 24 anos da ordenação episcopal de Dom Odilo Pedro Scherer, atual Arcebispo de São Paulo. Seu lema episcopal é In meam commemorationem (“Em memória de mim”).

Gaúcho de Cerro Largo (RS), o filho de Edwino Scherer e Francisca Wilma Steffens Scherer nasceu em 21 de setembro de 1949. Ele cresceu em Toledo (PR), onde foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1976. Nessa Diocese, exerceu diversas funções pastorais.
Quando foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo por São João Paulo II, em 28 de novembro de 2001, Dom Odilo era oficial da Congregação para os Bispos, no Vaticano, e colaborava em duas paróquias de Roma.
Ele recebeu a ordenação episcopal na Catedral de Toledo, em 2 de fevereiro de 2002, tendo como ordenante principal o Cardeal Cláudio Hummes, então Arcebispo de São Paulo, e como coordenantes Dom Armando Círio, Arcebispo Emérito de Cascavel (PR) à época, e Dom Anuar Battisti, então Bispo de Toledo e atual Arcebispo Emérito de Maringá (PR).
Como Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Odilo foi designado Vigário Episcopal para a Região Santana, função que exerceu até 2005. Entre 2003 e 2007, também foi Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Em 20 de março de 2007, com a nomeação de Dom Cláudio Hummes como Prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano, o Papa Bento XVI nomeou Dom Odilo como sétimo arcebispo de São Paulo. Sua posse foi em 29 de abril do mesmo ano. Em 24 de novembro de 2007 foi feito cardeal da Igreja pelo Papa Bento XVI.





