Dom Odilo Scherer participa das comemorações dos 50 anos do ITESP

Arcebispo de São Paulo presidiu missa em ação de graças pelo jubileu de ouro e ministrou aula inaugural do 2o semestre

por Padre Dr. Antônio César Seganfredo, CS, Diretor Administrativo do ITESP

Cardeal Scherer com diretores, docentes e estudantes do ITESP

Em 2022, o ITESP – Instituto São Paulo de Estudos Superiores, também conhecido como Instituto Teológico São Paulo, localizado no Ipiranga, celebra 50 anos de fundação. Para comemorar tal efeméride, várias iniciativas têm sido realizadas, e ainda irão acontecer até o final do ano.

Na manhã da quarta-feira, 3, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, participou das comemorações. Às 8h, presidiu missa em ação de graças pelo jubileu de ouro na Paróquia São João Batista do Ipiranga, localizada em frente ao instituto, um momento que manifestou a comunhão entre a Faculdade de Teologia e a Igreja local onde está inserida.

“O papel fundamental do ITESP é formar religiosos, religiosas e sacerdotes que deem respostas coerentes à sociedade que se estabelece nos dias de hoje. Esse é um tempo de reflexão e discernimento sobre as circunstâncias que vivemos, por onde vai a indicação da salvação: o caminho certo, a segurança da Igreja, sociedade e a vida comum. O ITESP tem uma característica missionária, para a Igreja e também para além dos seus muros, essa característica está na construção da sua história, nesse jubileu de 50 anos”, afirmou na homilia.

Logo em seguida, já no Auditório do ITESP, Dom Odilo proferiu a aula inaugural do 2o semestre do ano letivo, com uma conferência sobre o sínodo arquidiocesano, fazendo uma retomada do caminho percorrido desde 2018 e as perspectivas futuras do trabalho. Em suas palavras, que chamaram a atenção de todos os presentes – alunos, professores e a comunidade acadêmica em geral –transpareceu o zelo pastoral que o anima.

Se, por um lado, Dom Odilo sublinhou os desafios enormes que a evangelização da metrópole apresenta, por outro deixou bem clara a atitude que deseja imprimir, enquanto Arcebispo, na caminhada sindodal: “Nossa missão é semear, confiando que Deus fará a nossa semeadura frutificar! Oxalá frutifiquemos 100%, mas certamente a semeadura não terá sido em vão!”. Destarte, o Arcebispo animou os docentes e os jovens estudantes de Teologia a continuar investindo com seriedade e entusiasmo no próprio labor teológico, somando-o à “semeadura” de toda a Igreja: “Vocês também participam do sínodo da Igreja em São Paulo”, afirmou.

Participantes da missa em ação de graças pelos 50 anos do ITESP

OS 50 ANOS DO ITESP

Referindo-se ao jubileu de ouro do ITESP, Dom Odilo sublinhou a importância da dimensão missionária presente nessa instituição de Ensino Superior. Recordando a Evangelii Nuntiandi, de São Paulo VI (1975), que afirma que a Igreja de Cristo é em sua natureza missionária, destacou como a contribuição dos egressos da Faculdade, majoritariamente frequentada por Congregações Religiosas missionárias, masculinas e femininas – mas também por leigos(as) –  tem sido importante para a Evangelização dos cinco continentes, na medida em que o ITESP tem formado missionários(as) que estão presentes em todos os continentes.

O ITESP é uma Instituição de ensino superior cujas instituições mantenedoras são os religiosos Redentoristas e Scalabrinianos;  seu bacharelado em Teologia conta com o reconhecimento civil do MEC, bem como com o reconhecimento eclesiástico pelo Ateneu Pontifício Santo Anselmo, de Roma. A Instituição oferece cursos de pós-graduação lato sensu, bem como inúmeros cursos voltados à formação das lideranças eclesiais.

A Aula Inaugural do ITESP é um evento tradicional da instituição e tem como objetivo trazer à luz discussões que estão sendo apresentados pelos documentos basilares da Igreja, pelos seus membros, pela comunidade acadêmica e também na sociedade ao entorno. O diálogo trazido para os meios científicos/acadêmicos é imprescindível na formação dos alunos e também no seu perfil do egresso.

Dentre as próximas iniciativas comemorativas dos 50 anos, está o Congresso Jubilar, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de setembro, centrado no tema da Sinodalidade.

Todos são convidados a conhecer melhor a Faculdade acessando o seu site (https://www.itespteologia.com.br) ou pelas redes sociais – facebook e instagram – (@itespteologia). O endereço da instituição é Rua Mário Vicente, 1108, no Ipiranga.

(Colaborou: Arison Lopes, da comunicação Institucional do ITESP)

Fotos: Alessandra Leite e Luciana Sadalla, da Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários