Dom Rogério: Cristo ressuscitou; nada é capaz de tirar a nossa coragem e alegria

José Luiz Altieri Campos

Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, no Setor Brás, participaram na última semana das celebrações e ritos do Tríduo Pascal, presididos por Dom Rogério Augusto das Neves. 

Ao celebrar a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na noite de Quinta-feira Santa, 6, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé centrou sua homilia na instituição do Sacerdócio e da Eucaristia. Ele mencionou como exemplo o Padre Lorenzo Nacheli, Pároco, por sua trajetória como missionário e por seu momento, em recuperação de uma cirurgia. 

Também fez  uma catequese sobre a instituição da Eucaristia e a relação com o gesto do lava-pés: “É necessário que primeiro nos deixamos lavar os pés por Jesus, para poder levar o amor de Deus aos outros”. Na sequência, Dom Rogério procedeu ao rito do lava-pés de dozes homens que vivem no Arsenal da Esperança como acolhidos, e que iniciaram a vida de fé. 

Na Sexta-feira Santa, 7, a Celebração da Paixão do Senhor foi realizada no Arsenal da Esperança, como já é tradição da Paróquia. Durante sua homilia, Dom Rogério abordou a lógica paradoxal da cruz, antes objeto de pena de morte e agora sinal de amor e salvação. Após a celebração, o Bispo acompanhou a meditação da via-sacra elaborada pela comunidade em torno do tema da Campanha da Fraternidade.

Na celebração da Vigília Pascal, na matriz paroquial, no Sábado Santo, 8, Dom Rogério refletiu sobre a Ressurreição de Jesus, reforçando que não se trata de uma “metáfora”, mas de “um fato que só pode ser compreendido na fé, como tudo que se refere a Deus”. E exortou os fiéis: “Se Cristo ressuscitou, não existe nada capaz de tirar a nossa coragem, a nossa alegria. A alegria mesmo de quem chora, mas que tem esperança”.

Encerrando o ciclo pascal, o Bispo presidiu a missa do Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, 9. Ao final da celebração, a comunidade agradeceu a presença paternal de Dom Rogério nestes dias intensos de oração. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários