Dom Rogério preside missa com o rito do lava-pés em unidade da Fundação Casa

Na Quinta-feira Santa, 17, a esperança cristã que advém da Ressurreição de Jesus também pôde ser vivenciada pelas adolescentes que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade no CAIP Ruth Pistori, da Fundação Casa, na capital paulista.

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Algumas delas e parte dos funcionários e diretores da Fundação Casa participaram da missa presidida nesta unidade por Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, durante a qual ele realizou o rito do lava-pés, com a participação de 12 adolescentes, fazendo memória do gesto de serviço de Jesus que na Última Ceia lavou os pés de seus apóstolos.

Outras três adolescentes auxiliaram na entrada da Bíblia e na leitura da Palavra durante a missa. Todas relataram grande satisfação com a realização da celebração eucarística e algumas também pediram a bênção individualmente ao Bispo.

“Viver este momento é trazer para elas a oportunidade de uma reflexão, junto com o nascer de um novo dia, de uma vida nova, em um Deus que é só amor, que perdoa e que está do lado delas, que acredita nestas meninas. Nós, hoje, viemos trazer esta mensagem positiva de um ressurgir, do ressuscitar de um Deus que é só amor”, afirmou, à equipe de comunicação da Fundação Casa, Sueli Camargo, coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Menor, que organiza esta missa na Semana Santa bem como a missa do Natal em parceria com a equipe pastoral da Região Sé.

PRESENÇA PASTORAL PERMANENTE

Ao longo de todo o ano, os agentes da Pastoral do Menor se fazem presentes em algumas unidades da Fundação Casa, levando solidariedade e assistência pastoral às adolescentes de 12 a 17 anos que cumprem medida socioeducativa.

Essas ações ocorrem no contexto do Programa de Assistência Religiosa (PAR), o qual garante ao adolescente, que assim o desejar e conforme sua crença, acesso aos princípios fundamentais da religião que professa ou daquela que pretende conhecer. O acesso à assistência religiosa é um direito previsto no artigo 5º da Constituição Federal.

Segundo a coordenação arquidiocesana da Pastoral do Menor, a celebração da missa da Quinta-feira Santa na unidade Ruth Pistori da Fundação Casa foi “um gesto de fé e solidariedade, inspirado no exemplo de Jesus Cristo ao lavar os pés dos discípulos, é uma das expressões mais profundas do amor e de serviço que sustenta o trabalho pastoral junto à juventude privada de liberdade. Celebrar a Semana Santa com essas jovens é recordar que Deus caminha com cada uma delas, oferecendo novos recomeços, mesmo nas situações mais desafiadoras”.

(Com informações da equipe de comunicação da Fundação Casa e da Pastoral do Menor)

(Colaborou: Deyvid Livrini)

Deixe um comentário