‘É preciso obedecer a Deus antes que aos homens’

O Arcebispo de São Paulo comentou em seu programa diário sobre a obediência a lei de Deus

dom odilo
Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Com base na liturgia do dia, o Cardeal Odilo Pedro Scherer falou, no programa “Encontro com o Pastor”, na quinta-feira, 28, na rádio 9 de Julho, sobre a obediência a Deus acima das autoridades legais.

Ainda no contexto da Ressurreição de Cristo, a leitura de Atos dos Apóstolos (cf. At 5,27-33) relata o testemunho de Pedro, João e Tiago, presos por falarem em nome e da Ressurreição de Jesus, além de curarem um paralítico na entrada do templo.

Durante a noite, foram libertados por um anjo e voltaram ao mesmo templo onde tinham sido presos, para continuar a pregar ao povo sobre Jesus. As autoridades mandaram buscá-los de novo e os reprimiram. Mas eles responderam que era preciso obedecer a Deus antes que os homens.

O Arcebispo de São Paulo observa que com firmeza e clareza, eles contestaram as autoridades e continuaram a falar de Jesus e que ele tinha ressuscitado. Foram, assim, obedientes antes a Deus do que às leis dos homens.

“Talvez alguém hoje diria que eram fanáticos fundamentalistas. É o que se diz por aí quando alguém tem a palavra clara, firme de fé. Não, não eram fanáticos. Eram claramente entusiastas de Jesus Cristo, que os tinha arrebatado. Ele os tinha levado realmente e estavam impressionados com a Ressureição de Jesus e haviam recebido a abundância do dom do Espírito Santo. Deram um testemunho muito claro de Jesus Ressuscitado, testemunho da sua fé”, comentou.

O Cardeal insistiu que todos devem aprender com este exemplo dos apóstolos: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens”, enfatizou, destacando que por inúmeras vezes as pessoas são colocadas a escolher entre a consciência ou aquilo que é imposto pelas autoridades das leis e situações externas.

Por fim, Dom Odilo aconselhou que se reflita se a ocasião está acordo com a lei de Deus. “Esta é sempre a nossa orientação, nosso guia fundamental, pois do contrário, qualquer um pode vir e nos obrigar a obedecer a coisas que vão contra a nossa consciência, que vão contra a Deus”.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

x

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários