ECC retoma atividades presenciais

Matilde e Marcelo Lorelli

Entre os dias 1º e 3, o Encontro de Casais com Cristo (ECC), serviço-escola da Pastoral Familiar, promoveu sua 79a reunião do Conselho Nacional. O evento semestral desta vez foi sediado na capital paulista, na região onde nasceu o ECC, há 52 anos. Participaram casais e padres de todas as regiões do Brasil, com a assistência de Dom Adair José Guimarães, Bispo da Diocese de Formosa (GO). Entre os diretores espirituais do movimento, também esteve presente Dom Dilmo Franco de Campos, Bispo da Diocese de Anápolis (GO).

A reunião teve início na sexta-feira, dia 1º, com a missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, onde, no dia 10 de julho de 1970, ocorreu o primeiro ECC, concretizando a inspiração de seu fundador, o Padre Alfonso Pastore, camiliano. Em cerimônia presidida por Dom Adair, todo o Conselho Nacional e os regionais do País foram acolhidos pela comunidade na pessoa do Padre Adailton Mendes da Silva, Pároco. Nessa oportunidade, os participantes puderam se encontrar com os casais que conviveram com o Padre Alfonso, no início deste serviço, e conhecer histórias que revelaram seu carisma inicial e o contexto da época, além das origens da relação da Ordem dos Camilianos com a paróquia de acolhida e o ECC.

Em seguida, todos foram levados ao Instituto Pio XI, salesiano, local – sede da reunião e onde os casais ficaram hospedados. A missa de encerramento foi realizada na capela do Instituto, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé.

O evento foi o marco do retorno aos encontros presenciais do ECC em todo o Brasil, que ficaram paralisados em sua grande maioria por dois anos, devido à pandemia. Com a animação espiritual e direcionamento dos sacerdotes que acompanham o serviço e a ação do Espírito Santo, os envolvidos nesta grande ação pastoral dirigida aos casais e à família encontrarão a força para retomarem a evangelização por todo o Brasil, sob o lema do ECC: “Cremos na vida, cremos na família”.

Norma e Cassiano Pesce colaboração especial para a Região

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários