Eleições 2022: conheça os 9 candidatos ao governo de São Paulo

Nas eleições de 2 de outubro, os mais de 34,6 milhões de eleitores do estado de São Paulo terão nove opções pra a escolha do próximo governador.

O governador tem a função de zelar pela qualidade dos serviços públicos, decidir sobre os investimentos do estado e implantar políticas públicas. Entre outras funções que lhe competem estão a de nomear e exonerar os secretários de estado, formular, sancionar ou vetar projetos de lei aprovados pelos deputados estaduais e prestar contas dos gastos públicos anuais à Assembleia Legislativa.

Tem também sob sua responsabilidade a segurança pública. Para isso, conta com a Polícia Militar, que faz o policiamento ostensivo e preventivo e a manutenção da ordem pública; com a Polícia Civil, que busca obter provas materiais e identificar os autores dos crimes para que sejam denunciados à Justiça, que dará cumprimento às ordens judiciais; e com o Corpo de Bombeiros Militar, força encarregada da prevenção e do combate a incêndios, de buscas e salvamentos e de ações de defesa civil.

A seguir, O SÃO PAULO, apresenta, por ordem alfabética, um breve perfil dos nove candidatos ao governo do estado.

Altino Júnior (PSTU): Funcionário do Metrô há 25 anos, Altino tem 37 anos e é formado em Matemática pela Universidade de São Paulo. Foi operário químico e presidente do Sindicato dos Metroviários.

Carol Vigliar (UP): Fundadora do Movimento de Mulheres Olga Benário, Carol tem 40 anos e atuou no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Edson Dorta (PCO): O candidato, com 50 anos de idade, já foi diretor do Sindicato dos Correiros de Campinas. Também dirigiu a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).

Elvis Cezar (PDT): Ex-prefeito de Santana de Parnaíba, de 2015 a 2021, o advogado tem 46 anos. Já foi presidente do Consórcio Intermunicipal Oeste e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Fernando Haddad (PT): Ex-prefeito de São Paulo, de 2013 a 2016, tem 59 anos, foi professor de Teoria Política Contemporânea no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP.

Gabriel Colombo (PCB): Agrônomo, tem 32 anos e é mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP). Participou da fundação do PCB na capital paulista. Também foi diretor da Ciência e Tecnologia da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

Rodrigo Garcia (PSDB): O advogado tem 48 anos e elegeu-se deputado estadual pela primeira vez em 1998, além de ter sido secretário de Desburocratização na Prefeitura de São Paulo na gestão de Gilberto Kassab. É governador do estado desde abril deste ano, após a renúncia de João Doria Junior, com quem compôs a chapa vencedora da eleição de 2018.

Tarcísio de Freitas (Republicanos): Tarcísio tem 47 anos e é formado em Ciências Militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (Aman), além de ser graduado em Engenharia Civil. Foi diretor-executivo e diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Atuou como ministro da Infraestrutura em 2018, cargo em que ficou até este ano.

Vinicius Poit (Novo): O empreendedor tem 35 anos e é formado em administração de empresas. Foi eleito deputado federal em 2018. Foi escolhido candidato depois de passar por um processo seletivo do partido.

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Maria Alice Cintra Pereira
Maria Alice Cintra Pereira
1 ano atrás

Haddad foi Ministro da Educaçao de 2005 a 2012 , aliás um dos melhores .