
Na quinta-feira, 2, na Paróquia São Francisco de Assis, no Jaguaré, Setor Butantã, realizou-se o encontro da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de São Paulo, conduzido por Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, e com a presença do Padre Edilberto Alves da Costa, Assistente Eclesiástico da Pastoral Carcerária regional, e do Padre Pedro Augusto Ciola de Almeida, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Setor Butantã.
Também participaram os coordenadores regionais da Pastoral Carcerária, Anderson José da Silva e Erica Carolina Rodrigues da Silva, além de agentes pastorais. Os coordenadores explicaram como é realizado o trabalho pastoral nos presídios e como se tornar um agente da Pastoral Carcerária.
Erica salientou que a atuação dos agentes na Região Lapa se dá no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, que conta com quatro unidades. O trabalho só pode ser feito em equipe, que visita o detento e orienta egressos e familiares. A atividade inclui, ainda, a escuta e o acolhimento tanto dos que se encontram detidos quanto daqueles que trabalham no sistema prisional; a reflexão da Palavra de Deus e a ajuda na formação para a vida cristã, além da organização de celebrações eucarísticas e dos sacramentos, quando solicitados.
Dom José Benedito agendou para 9 de março, às 20h, na mesma Paróquia, um novo encontro para formação de agentes da Pastoral Carcerária, que será ministrado pelos coordenadores na Região Lapa.
Por Benigno Naveira
Colaborador de comunicação na Região Episcopal Lapa