Em encontro na Lapa, Pastoral Carcerária explica suas formas de atuação

Benigno Naveira

Na quinta-feira, 2, na Paróquia São Francisco de Assis, no Jaguaré, Setor Butantã, realizou-se o encontro da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de São Paulo, conduzido por Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, e com a presença do Padre Edilberto Alves da Costa, Assistente Eclesiástico da Pastoral Carcerária regional, e do Padre Pedro Augusto Ciola de Almeida, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Setor Butantã.

Também participaram os coordenadores regionais da Pastoral Carcerária, Anderson José da Silva e Erica Carolina Rodrigues da Silva, além de agentes pastorais. Os coordenadores explicaram como é realizado o trabalho pastoral nos presídios e como se tornar um agente da Pastoral Carcerária.

Erica salientou que a atuação dos agentes na Região Lapa se dá no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, que conta com quatro unidades. O trabalho só pode ser feito em equipe, que visita o detento e orienta egressos e familiares. A atividade inclui, ainda, a escuta e o acolhimento tanto dos que se encontram detidos quanto daqueles que trabalham no sistema prisional; a reflexão da Palavra de Deus e a ajuda na formação para a vida cristã, além da organização de celebrações eucarísticas e dos sacramentos, quando solicitados.

Dom José Benedito agendou para 9 de março, às 20h, na mesma Paróquia, um novo encontro para formação de agentes da Pastoral Carcerária, que será ministrado pelos coordenadores na Região Lapa. 

Por Benigno Naveira
Colaborador de comunicação na Região Episcopal Lapa

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários