‘Em Jesus, contemplamos a face de Deus’, diz Dom Odilo em missa de Natal

Na Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, em 25 de dezembro, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu missa, no começo da noite, na Paróquia Menino Jesus, no Tucuruvi, na Região Episcopal Santana. Concelebrou o Padre Roberto Fernando de Lacerda, Pároco, com a assistência do Diácono Permanente Maurício Luz de Lima.

Fotos: Denilson Rabelo

Na homilia, o Arcebispo Metropolitano enfatizou que o Natal está acima dos festejos que se tornaram comuns nesta época do ano e não pode ser considerado como “aniversário de Jesus”. O que se celebra, de fato, nesta data é o nascimento de Cristo e o que isso significou para a humanidade.

O Natal é a festa do mistério da encarnação. O Filho de Deus se fez carne, isto é, assumiu a nossa humanidade e veio habitar entre nós. Este é o mistério do Natal e que dá sentido a todo o resto”, explicou.

O FILHO DE DEUS ENTRE NÓS

Ao comentar sobre a segunda leitura proclamada nesta missa – Hb 1,1-6 – o Arcebispo destacou que por muitas vezes Deus quis falar à humanidade por meio dos profetas e mensageiros, mas Sua mensagem não foi acolhida, razão pela qual enviou o Seu próprio Filho.

“Este Filho estava presente já na criação do mundo. Ele é expressão do ser de Deus. Quem é Jesus? É expressão do ser de Deus, é o Deus visível aos nossos olhos, o rosto visível do Deus invisível”, apontou.

Falando sobre o Evangelho desta solenidade – Jo 1,1-18 – Dom Odilo recordou que o evangelista João apresenta em detalhes quem é este Jesus: “Palavra criadora; Palavra que se fez carne, se fez humana, e veio habitar no meio de nós”.

O Arcebispo também ressaltou que na Noite de Natal a glória de Deus brilhou no meio das trevas e que todos que receberem esta luz e acolherem a Palavra tornar-se-ão filhos e filhas de Deus. Assim, Cristo nasceu para todos, deseja que a humanidade forme uma grande família de irmãos, razão pela qual o Natal também é conhecido como a festa da fraternidade universal.

Por fim, o Arcebispo comentou que o Menino Jesus com seus braços abertos indica que quer ser acolhido, mas, também, a todos abraçar: “Ele veio nos revelar, mostrar, dar a conhecer a graça de Deus. Por isso, em Jesus contemplamos a face de Deus. Ele é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem”.

(Colaborou: Denilson Rabelo/Pascom Santana)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários