Diácono seminarista Yago Ferreira compartilha as experiências missionárias no Piauí

Ordenado em dezembro de 2022 pelo Cardeal Scherer, ele está em missão na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia

Nas próximas semanas, os diáconos seminaristas Yago Barbosa Ferreira e Alysson Carvalho, que receberam o primeiro grau da ordem presbiteral em dezembro de 2022, pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, estão em missão na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia (PI).

O jornal O SÃO PAULO tem mantido contato permanente com os diáconos seminaristas e passa a publicar os relatos dessa experiência de missão na diocese que pertence à Província Eclesiástica de Teresina (PI), tendo sido criada como prelazia em 18 de junho de 1920 e elevada à dignidade de diocese em 3 de outubro de 1981.

Atualmente, o Bispo de Bom Jesus do Gurgueia é Dom Marcos Antônio Tavoni. A Diocese abrange uma área de 51.543 km2, dividida em 24 paróquias com diversas comunidades. A circunscrição tem uma população de 186 mil habitantes, sendo 79,4% católicos. Ao todo, há 38 padres (34 diocesanos e quatro religiosos). Os dados referentes a 2021 indicam um diácono permanente, quatro religiosos não ordenados e quatro religiosas consagradas.

A missão do Diácono Yago

O Diácono seminarista Yago está em missão na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Monte Alegre do Piauí, que conta com 30 comunidades.

“As comunidades estão espalhadas em um vasto território, onde só se chega de carro, por estradas nem sempre em boas condições. Na Paróquia e nas comunidades, é muito forte a devoção popular, especialmente na devoção aos santos padroeiros e a presença de movimentos que tenham como objetivo encontros de oração”, comenta.

De acordo com o Diácono, estão bem estruturados os grupos do Apostolado da Oração, que no dia, 9, completou 22 anos, do Terço dos Homens e do movimento Mães que Rezam pelos Filhos; bem como a catequese de crianças, jovens e adultos, a Pastoral do Batismo e o grupo de Coroinhas. 

“Os grupos de jovens também existem, mas de maneira substancialmente diferente da que temos em São Paulo, devido às grandes distâncias entre as comunidades e a paróquia, sendo realizados durante a semana, às vezes até ao mesmo tempo, chegando a utilizar até mesmo o espaço da praça em frente da paróquia para realizar encontros”, prosseguiu. 

Todos nutrem um amor filial pela Igreja

O Diácono seminarista Yago relata que durante estas primeiras semanas de missão, tem percebido a relevância do padre na vida do povo: “Todos os dias, o padre é constantemente chamado para dar conta de diversas demandas e estar presente nas diversas situações da vida cotidiana do povo. Todos conhecem o padre e ele conhece quase a todos, de modo que o padre faz parte efetivamente da vida das pessoas que frequentam a igreja e mesmo de alguns que não frequentam”.

Ele também relata que a grande participação dos fiéis nas missas indica a importância que a Igreja tem na vida das pessoas: “Tivemos nestes dias muitas missas por falecidos. Durante a semana em uma missa por volta de 8h, vemos uma comunidade cheia de pessoas rezando pelos seus falecidos. As pessoas aqui realmente enxergam na Igreja e na pessoa do padre um sinal da presença de Deus e todos nutrem um amor verdadeiramente filial pela Igreja, depositando na Igreja e nos ministros grande confiança e amor”. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários