Em Pentecostes, as casas se tornarão cenáculos para receber o Espírito Santo

Este ano, a tradicional Vigília de Pentecostes devido à pandemia de COVID-19, acontecerá de forma virtual, no sábado, 30, transmitido pelas plataformas digitais

No domingo, 31, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes, data que conclui o tempo litúrgico da Páscoa.

Na Arquidiocese de São Paulo, além das missas nas paróquias e comunidades, já é tradição a celebração da Vigília de Pentecostes na noite anterior à solenidade, organizada pelos movimentos, novas comunidades e demais associações de fiéis que atuam na cidade. No ano passado, a vigília reuniu 15 mil pessoas no Vale do Anhangabaú, no centro da capital.

ON-LINE

Este ano, devido à pandemia de COVID-19, o evento acontecerá de forma virtual, no sábado, 30, transmitido pelas plataformas digitais. A partir das 18h30, haverá a missa da vigília, presidida pelo Padre Christopher Velasco, que é membro da Comunidade Anjos da Vida. Às 20h30, será transmitido o rito litúrgico da Vigília de Pentecostes, presidido pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, que invocará o Espírito Santo sobre toda a cidade.

No domingo, dia de Pentecostes, a programação começará às 9h, com um momento de louvor, adoração, pregações e shows com Jovens Sarados, Geração Acordi e Colo de Deus. O evento será encerrado com a missa solene presidida por Dom Odilo às 16h30.

Durante o programa “Encontro com o Pastor”, da rádio 9 de Julho, na segunda-feira, 25, Dom Odilo estimulou os padres a também realizarem a Vigília de Pentecostes nas paróquias e comunidades da Arquidiocese, transmitindo-as pelas mídias digitais, assim como a missa da solenidade, no domingo.

LEIA TAMBÉM:
Os dons do Espírito Santo levam à perfeição as virtudes daqueles que os recebem

NOVENA

Como preparação para a solenidade, desde a sexta-feira, 22, está sendo celebrada a Novena de Pentecostes, também transmitida pelas redes sociais.

Com o tema “A sua casa será o Cenáculo”, em cada dia, em três horários (8h, 10h, e 16h) são transmitidas missas, momentos de oração, pregações, testemunhos, adoração eucarística, louvores e lives com artistas da música católica

A SOLENIDADE

Luciney Martins/ O SÃO PAULO

Comemorado 50 dias após a ressurreição de Cristo, Pentecostes recorda a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos em Jerusalém com a Virgem Maria, depois da ascensão de Jesus aos céus.

Na ocasião, os 11 apóstolos e Nossa Senhora estavam reunidos em um cenáculo, uma espécie de refeitório de uma casa em Jerusalém, quando o Espírito Santo desceu sobre eles na forma de línguas de fogo. “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava”, diz o capítulo 2 do livro dos Atos dos Apóstolos, que acrescentou que os povos de diferentes culturas e línguas escutaram os apóstolos “anunciarem as maravilhas de Deus na sua própria língua”.

MANIFESTAÇÃO DA IGREJA

“Foi então que ‘a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação’. Por ser ‘convocação’ de todos os homens para a salvação, a Igreja é, por sua própria natureza, missionária enviada por Cristo a todos os povos para fazer deles discípulos”, ressalta o Catecismo da Igreja Católica (CIC, 767), ao se referir ao acontecimento de Pentecostes.

O Catecismo destaca, ainda, que nesse dia, foi revelada plenamente a Santíssima Trindade. “O Reino anunciado por Cristo está aberto aos que creem nele; na humildade da carne e na fé, eles participam já da comunhão da Santíssima Trindade. Por sua vinda, e ela não cessa, o Espírito Santo faz o mundo entrar nos ‘últimos tempos’, o tempo da Igreja, o Reino já recebido em herança, mas ainda não consumado: Vimos a verdadeira Luz, recebemos o Espírito celeste, encontramos a verdadeira fé: adoramos a Trindade indivisível, pois foi ela quem nos salvou” (CIC,732).

Assim como no cenáculo, os cristãos que hoje estão reunidos em suas casas em um contexto diferente do relatado pelo texto bíblico, agora por causa do isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias para conter o avanço da pandemia, são convidados a invocar a força do Espírito Santo.

FORÇA DO ALTO

“O Espírito Santo é importante em nossa vida. Ele é aquele que nos conforta, nos anima e nos ajuda em nossa vida cristã e na vida humana”, enfatizou o Cardeal Scherer, em seu programa de rádio, acrescentando que o Divino Paráclito, isto é, defensor, capacita os cristãos a realizar a boa obra de Deus. “Se não estivermos em sintonia com Espírito Santo, não seremos capazes de fazer nada de bom”, reforçou.

O Arcebispo afirmou, ainda, que o Espírito Santo orienta os cristãos para aquilo que é bom, justo e honesto. “Orienta-nos para as coisas do alto, as coisas de Deus e de seu Reino”, disse.

Por fim, o Cardeal sublinhou que o Espírito Santo é o santificador que concede a graça a cada pessoa de se tornar santa no dia a dia. “Santos, não apenas no sentido de realizar milagres ou obras extraordinárias, mas para realizar bem as coisas a cada momento, nas pequenas ações. Viver na sintonia com Deus e na comunhão com Ele. Essa é a verdadeira santidade da vida”, concluiu

As atividades da novena, da vigília e da Solenidade de Pentecostes podem ser acessadas pelos seguintes canais: Facebook: Instagram ou Youtube.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários