Em viagem a Roma, Cardeal Scherer participa de reuniões do Celam e do Conselho para a Economia da Santa Sé

Dom Odilo em Roma (Vatican Media)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer está em Roma, na Itália, onde participará de uma série de reuniões da presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) com membros de dicastérios da Cúria Romana.

O Arcebispo Metropolitano de São Paulo é o 1º Vice-Presidente desse organismo eclesial de comunhão, formação, pesquisa e reflexão a serviço das conferências do Celam da América Latina e do Caribe.

A programação também inclui uma audiência da presidência do CELAM com o Papa Francisco.

Entre os temas das reuniões está o processo de renovação pastoral e restruturação administrativa do Celam. Após um trabalho iniciado em 2019 com diversas reuniões e consultas às conferências episcopais, organismos eclesiais continentais e à Santa Sé, a proposta de renovação foi aprovada na assembleia geral ordinária da entidade, em maio de 2021. O texto já foi entregue à Santa Sé durante a última visita da presidência do Celam ao Vaticano, em outubro passado. Desde 2020, o conselho episcopal também trabalha na elaboração de seu novo estatuto.

Em novembro de 2021, o Celam realizou, na Cidade do México, a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, evento inédito que foi antecedido por um amplo processo de escuta sinodal nas dioceses de todo o continente e cujo relatório final será entregue ao Papa Francisco.

Além das atividades relacionadas ao Celam, o Cardeal Scherer também participará de reuniões do Conselho para a Economia, do qual é membro desde agosto de 2020. Esse organismo tem a tarefa de supervisionar a gestão econômica, as estruturas e atividades administrativas e financeiras dos dicastérios da Cúria Romana, das instituições ligadas à Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários